Figueiró busca recursos para o esporte

O vereador Marcelo Figueiró (PMDB) esteve na última semana em Porto Alegre, na Secretaria Estadual de Turismo e Esporte, acompanhado do professor de capoeira do Grupo Filhos da Vivência, Vilnei Rossi de Oliveira, e do assessor de Assuntos Municipais da Casa Civil do Governo do Estado, Luciano Figueiró, em busca de incentivos à capoeira em Cachoeira do Sul.

Na oportunidade, o grupo foi informado de vários projetos. Dentre deles, está o Pró-Esporte, que destina recursos para projetos desportivos e paradesportivos na forma de incentivo fiscal do ICMS. A iniciativa faz parte da Lei de Incentivo ao Esporte – nº 13924/2012. As empresas patrocinadoras apoiam projetos que visam promover a prática esportiva nas mais diferentes modalidades.

Outra ação apresentada foi o Programa de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer para o fomento à promoção do esporte. O programa, que segue a Lei Federal Nº 9.615, ( Lei Pelé),  abre oportunidade aos municípios gaúchos encaminharem propostas para celebração de convênio com a Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer para aquisição de equipamentos para implantação de academias ao ar livre ou de material esportivo, realização de eventos esportivos e de lazer e para projetos sociais. Para se cadastrar, o município deve observar os editais do Governo do Estado.

“Cachoeira do Sul realiza diversos campeonatos em várias modalidades. Vemos que é possível obter recursos para incentivar a prática da capoeira e de outros esportes nos municípios com a ajuda do Governo do Estado, basta a Prefeitura se organizar, planejar e elaborar projetos. Vamos tentar fazer essa interlocução com o Executivo Municipal para que ele interceda junto às empresas da cidade e possam destinar o ICMS para a promoção do esporte”, destacou Figueiró.