Figueiró visita localidade de Mineração e faz levantamento de problemas

Chamado pela comunidade, o vereador Marcelo Figueiró (PMDB) esteve, na última semana, na localidade de Mineração, no interior do município, para conhecer a realidade região. Acompanhado da presidente da Associação de Moradores, Silvina Freitas, Figueiró visitou primeiramente a Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, onde conversou com a vice-diretora Elke Quilião. A professora apresentou ao parlamentar a estrutura da escola e os projetos desenvolvidos pela instituição, que conta hoje com 77 estudantes.

Dentre as ações desenvolvidas, a vice-diretora destacou o projeto Saberes da Terra, que garantiu à escola recursos para aquisição de duas caixas d’água. “Uma das maiores dificuldades que enfrentamos é com a falta de água constante. A Secretaria de Educação e o Exército traz semanalmente água para nós, mas temos que regular para que não falte”, explicou Elke. Segundo a vice-diretora, as caixas d’água estão no processo de licitação. “Toda a comunidade se envolveu na atividade, pois essas caixas vão trazer uma melhora significativa para a escola, disse.

A vice-diretora também mostrou ao vereador registros do projeto Identidade Rural, desenvolvido juntamente com a Emater, que incentiva o jovem a permanecer na zona rural. Elke levou Marcelo à horta desenvolvida pelos alunos e ao galinheiro da escola. “Embora os alunos sejam de localidades rurais, muitos não têm sequer uma horta em casa. Aqui eles criam essa convivência e estimulam o gosto por essa atividade”, explicou.

Satisfeito com a apresentação, Figueiró elogiou a atuação das professoras da instituição e da comunidade escolar. “É muito bom ver uma instituição funcionando bem. É uma pena, entretanto, que muito pouco a escola pode contar com o Poder Público. Quase tudo o que foi relatado pela diretoria e pelos coordenadores resulta do envolvimento da comunidade escolar em prol da escola e dos alunos”, ressaltou o parlamentar.

A vice-diretora aproveitou a visita do vereador para solicitar ajuda na solução para uma fossa aberta no pátio da escola. Figueiró registrou o problema e afirmou que encaminhará para o setor competente. “De fato, é uma questão preocupantes, pois além de questões como uma fossa aberta coloca em risco os estudantes e com o acúmulo de água, se tornou um possível ambiente para proliferação do mosquito aedes aegypti”, disse.

Após vistoriar a escola, Figueiró andou pelas estradas da região, verificando os maiores problemas. Segundo relato das professoras, alguns alunos faltam muito em razão da precariedade das vias. “Conforme me foi passado, tem um menino que ainda não foi a nenhuma aula nesse ano”, afirmou a presidente da Associação de Moradores. Para conhecer a realidade, o vereador tentou fazer o percurso até a residência do estudante. “Primeiramente o matagal fecha na estrada e depois há uma ponte caída. É um total abandono”, lamentou. “Mesmo próximo à Escola Nossa Senhora de Fátima, tão bem cuidada pelas professoras e comunidade, o estrada estão suja, cheia de mato”, acrescentou.

No trajeto, o vereador também constatou que as paradas de ônibus utilizadas pelos estudantes não contam com nenhum tipo de cobertura. “Elas ficam na chuva mesmo”, explicou Silvina. O vereador também contatou que o posto de saúde da região, mesmo com a placa identificando na frente, está fechado. “Pelo estado que se encontra, provavelmente, nenhum profissional vem aqui há bastante tempo”.

Posteriormente, Figueiró conversou com moradores sobre o problema no abastecimento de água. Segundo informações da comunidade, o material utilizado na ligação do poço artesiano é de baixa qualidade. “Qualquer pressão mais forte, rompe os canos”, explicou Silvina.

Ao final, Figueiró garantiu aos moradores que fará todos os encaminhamentos necessários para solução dos problemas. “Nossa parte faremos o mais breve possível. Infelizmente, nem tudo o vereador pode resolver. Cobraremos ações mais fortes da Prefeitura naquilo que lhe cabe, mas como acontece com o resto do município, está tudo muito lento”, finalizou o vereador.