Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra

A Câmara de Vereadores realizou, nesta quinta-feira (24), sessão solene alusiva ao Dia da Consciência Negra, em reconhecimento à importância da cultura negra em nosso país. Neste ano os homenageados foram os ativistas negros Beloni Lopes da Silva, ex-presidente da Associação Comunitária dos Remanescentes de Quilombo de Cambará, e Luciano Ramos, presidente da Associação Cachoeirense de Cultura Afro-Brasileira (ACCA),

Descendente de famílias negras que foram escravizadas na região de Cambará, Beloni Lopes da Silva, uma das lideranças na criação do primeiro Grupo de Mulheres Trabalhadoras Rurais e da organização do Quilombo Cambará, que hoje é constituída legalmente em Associação Comunitária, agradeceu ao reconhecimento prestado pelo Legislativo. “Estou muito feliz com essa homenagem. É muito bom saber que estão valorizando o trabalho que realizamos lá fora. Queria agradecer à ajuda do prefeito e dos vereadores, pois já conseguimos muitas coisas. E temos esperança de conseguir muito mais”, disse.

Também homenageado da sessão solene, o presidente da ACCA, Luciano Ramos, que também colaborou na organização da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (COMPPPIR), enfatizou a importância da entidade. “A gente precisa da coordenaria como elo entre o povo e o poder público”. Luciano também destacou a aprovação do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Igualdade Racial e finalizou com a mesma frase de seu discurso no ano anterior: “Nos libertamos das correntes e dos castigos físicos, mas ficamos presos ao preconceito e ao racismo que infelizmente nos atingem até hoje. Nossa luta hoje é por espaços, principalmente os espaços de poder e decisão. Tivemos avanços mas ainda precisamos e queremos representar e sermos representados”.

Vereadores

Durante a solenidade, dois vereadores representaram suas respectivas bancadas para homenagear e ressaltar o Dia da Consciência Negra.  Confirma abaixo destaque dos pronunciamentos:

Vereador Marcelo Figueiró (PMDB)–  “Enquanto Beloni auxiliava a construir um quilombo concreto no Cambará, Luciano auxiliou a construir vários quilombos imaginários, com suas dezenas de atividades de manutenção da cultura afro. Ambos são mais que importantes, são fundamentais para a construção da cultura negra em Cachoeira do Sul e por isso merecem ser nossos homenageados. Também quero aproveitar esse espaço para agradecer pela construção de outro quilombo em nossa cidade. No dia da Consciência Negra de 2015 fiz uma provocação ao prefeito Neiron Viegas para que enviasse a essa Casa a legislação que organiza o Conselho Municipal da Cultura Afro em nossa cidade. Sensível ao pedido, o projeto foi enviado a esta Casa pelo prefeito e aprovada pelos vereadores no início do mês. Obrigado, prefeito, por ter ajudado a criar esse novo quilombo e ter me oportunizado, junto com meus pares, a colaborar para que a consciência negra tenha mais um espaço importante de manifestação”.

Vereador Vinícius Cornelli (PT)– A desigualdade no Brasil tem gênero, ela é dominantemente feminina. A desigualdade no nosso país tem raça, ela tem a face negra. E é por isso que somente com ações concretas que iremos construir as condições para reverter a vulnerabilidade econômica, social e cultural. A forte exclusão, que marca a história em nosso país, em especial das comunidades quilombolas espalhadas pelos quatro conatos desse Brasil, porque apesar das muitas conquistas, ainda há muito para avançar. Então é compromisso de cada um e de cada uma de nós o enfrentamento a todas as formas de discriminação.