Comissão vai discutir mudanças na Feira Livre

Em reunião realizada nesta na tarde desta quarta-feira (04), a Frente Parlamentar de Desenvolvimento Rural discutiu com expositores da Feira Livre Municipal e com representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, do Conselho de Desenvolvimento Rural e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais as modificações na estrutura física do espaço para que a Emater possa se instalar no local.

O presidente da Frente, vereador Vinícius Cornelli (PT), iniciou o encontro destacando a importância de trazer a Emater para junto da Feira Livre. “A Emater tem hoje sete técnicos e recebe mensalmente R$ 200 mil da Prefeitura para fazer a assistência técnica. Porém, muitos agricultores não buscam esse auxílio pela dificuldade de acesso à sede na Rua Júlio de Castilhos, por questões de estacionamento e outros. Queremos, então, facilitar o contato dos produtores com esse órgão”, explicou Cornelli.

O secretário de Agricultura, Albino Gewehr, apresentou a proposta do Executivo, que envolve desmanche de algumas estruturas para construção e organização de novos espaços, incluindo uma sala de reunião para os feirantes e um local para abrigo dos vigilantes. A sugestão não foi bem recebida pelos feirantes, que se mostraram contrários à destruição de boxes. “Fomos todos surpreendidos com essas notícias. Não houve nenhuma reunião, nenhum comunicado de um assunto que é sobre o nosso trabalho”, criticou a artesã Erna Pelzer Zelada. “Claro que na gente quer a Emater lá, desde que não tenha qualquer desmache”, disse Antônio Menezes da Silva.

Para o vereador Marcelinho (PP), a Prefeitura não deve realizar as obras no espaço. “Tem que ouvir os trabalhadores”, afirmou. Na mesma linha, o vereador Luis Paixão (PP) defendeu que os feirantes devem definir as modificações. “Estamos aqui para ouvi-los e buscar os melhores meios de concretizar a escolha de você e não para determinar nada”.  Já o vereador Daniel Tarasconi (PDT) criticou a realização de obras no final do atual mandato. “Mesmo que fosse aceita a sugestão, não sei se daria tempo de fazer todas essas alterações”, ponderou.

Buscando uma solução ao impasse o presidente da Frente, Vinícius Cornelli, organizou uma comissão de quatro representantes dos feirantes para discutir com a Emater e a Prefeitura as possibilidades de mudanças. Dentre as sugestões, estão a da Prefeitura, de desmanche de boxes, e a dos vereadores Cornelli e Marcelinho, para que a Emater ocupe o espaço do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural e da Secretaria Municipal da Agricultura na Feira Livre, que iriam para a área do antigo açougue da Feira e para o prédio antes ocupado pela Secretaria do Interior, respectivamente.

Comissão

A comissão é formada pelos feirantes Odete Menezes Silva, Erna Rosângela Pelzer Zelada, Mauro Correa Moraes e Vilmar Machado. Os representes devem se reunir com o Executivo na próxima semana.