Samuel de Aguiar Soares é Cidadão Benemérito

Em sessão solene na noite desta quinta-feira (23), a Câmara de Vereadores realizou a entrega do título de Cidadão Benemérito ao atleta cachoeirense Samuel de Aguiar Soares. Com 83 anos de idade e 71 anos de atletismo, Samuel participou de competições estaduais, brasileiras e sul-americanas, conquistando 845 medalhas e 107 troféus. Além de atleta, foi treinador, massagista, preparador físico e professor de educação física. Hoje integra a equipe da AVEGA (Associação dos Veteranos Gaúchos de Atletismo) e a ABRAM (Associação Brasileira de Atletismo Master).

O propositor da homenagem, vereador Cleber Cardoso (PDT), explicou a razão da escolha do atleta para o título. “Em oito anos de mandato, eu nunca havia proposta aqui na câmara um homenagem para concessão de título de Cidadão Honorífico ou Benemérito. Não que em nossa cidade não haja pessoas para se agraciar com tal título. Bem pelo contrário, Cachoeira do Sul é uma cidade com grandes personalidades, muitas lideranças, grandes homens e mulheres. Talvez por esse motivo eu esperei pacientemente pelo momento certo para homenagear uma pessoa que pudesse representar todas as outras e, assim, homenagear não só apenas uma personalidade que se destaca, mas toda uma cidade através dela”, disse acrescentando: “O senhor foi indicado porque merece. O senhor representa a todos nós por onde anda, tem uma carreira e uma vida admirável e, acima de tudo, ama o que faz. O senhor é um símbolo do atletismo de Cachoeira e seu estilo de vida pode ser representado pela frase que serve como um belo e importante exemplo para nós: ‘Com 83 anos, não gasto com remédios, gasto com esporte’. Por isso tudo, me orgulho em poder dizer que, a partir de hoje, o senhor é nosso Cidadão Benemérito e será lembrado sempre por esta cidade”.

Emocionado, Samuel de Aguiar Soares agradeceu ao reconhecimento. “Eu me sinto muito feliz pelo título que estão me concedendo nesta noite e eu aceito de todo o coração”.

Bancadas

Em seu pronunciamento, o vereador Augusto Cesar (PP) ressaltou a importância de bons exemplos locais. “O senhor tem essa paixão pelo esporte, esse desejo de vencer a si mesmo, que é uma característica tradicional dos vencedores. Nossos jovens perdem cada vez mais a identidade com nossos ídolos e ter na comunidade homens como o senhor, que amam o esporte e que, através dele, passam conhecimento adiante, é louvável”.

O vereador Frankini (PMDB), por sua vez, destacou a atuação do homenageado. “Sua trajetória de 71 anos de atletismo é acompanhada por muita dedicação e esforço, sempre procura atender quem precisa, e por estar presente em programas esportivos e treinamentos, além de ser voluntário atuante na sociedade cachoeirense”.

Alguma conquistas de Samuel Soares foram lembradas pelo vereador Homero Tatsch (PSDB). “Muitas foram as etapas, as provas, os prêmios e as vitórias. Correu tanto que as fronteiras de Cachoeira ficaram pequenas, indo subir nos pódios em todo o Rio Grande do Sul, em muitos lugares do Brasil e da América Latina. Incontáveis pistas já suportaram o peso do arranque de Samuel, muitas fitas sentiram a força de sua chegada ao peito, o mesmo peito que não cansa de exibir e ostentar medalhas, e já são 845. Por enquanto, afirma Samuel”.

Por fim, o vereador Vinícius Corelli (PT) enalteceu a força e disposição do atleta. “Samuel de Aguiar Soares é um atleta vencedor e um exemplo de coragem e superação. Sua história, com grandes conquistas, deixa claro que a qualidade de vida na terceira aponta as transformações que ocorrem com o processo de envelhecimento e algumas possibilidades de se buscar o equilíbrio entre as potencialidades e as limitações do idoso, por meio de uma vida mais ativa”.