Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Rural de Cachoeira do Sul fecha primeiro ano com diversas ações em prol do setor

Instalada no dia 24 de junho, a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Rural de Cachoeira do Sul foi criada com o intuito de fortalecer e desenvolver a agricultura do município. Composta pelos vereadores Vinicius Cornelli, Julinho do Mercado, Daniel Tarasconi, Homero Tatsch e Marcelinho, a Frente desenvolveu diversas ações em prol do setor.

“Considerando as diversas demandas do meio rural, além da necessidade de criar políticas públicas de fomento aos produtores rurais e da agricultura familiar, esta Frente envidou todos os esforços na busca de subsídios e informações técnicas junto às lideranças do setor e políticas do município, de forma a dar mais sustentação aos pleitos e formatar com mais propriedade e argumentação as reinvindicações do setor”, destacou o presidente da Frente, vereador Vinícius Cornelli.

Documentos expedidos:

Pedido de informações nº 149/2015 - ao Executivo Municipal – sobre o Gabinete de Gestão Integrada.
Pedido de informações nº 150/2015 – ao Executivo Municipal – sobre o Projeto de Lei que altera o Fundo de Desenvolvimento Agropecuário.
Pedido de informações nº 151/2015 – ao Executivo Municipal – sobre a Assistência Técnica e Extensão Rural para o fortalecimento da agricultura familiar no município.
Pedido de informações nº 181/2015 – ao Executivo Municipal – sobre o Projeto de Lei que instituiu a Política, o Programa e o Fundo de ATER.
Pedido de informações nº 182/2015 - ao Executivo Municipal – sobre os contratos assinados com agricultores familiares fornecedores do Programa Nacional de alimentação escolar em 2015.
Pedido de informações nº 345/2015 - ao Executivo Municipal – sobre o funcionamento do Laboratório de Inspeção e Análise da Qualidade do Leite, do Serviço de Inspeção Municipal.
Pedido de informações nº 346/2015 - ao Executivo Municipal – sobre o cumprimento da Lei que institui o Programa das Agroindústrias
Indicação nº 78/2015 - ao Executivo Municipal – Criação de Programa Municipal para o fortalecimento das Associações Comunitárias no Meio Rural.
Indicação nº 80/2015 - ao Executivo Municipal – Criação de Programa Municipal para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite.
Indicação nº 132/2015 - ao Executivo Municipal – Aquisição, em caráter emergência, de equipamentos para o fortalecimento da cadeira produtiva de leite.

Atividades desenvolvidas:

No dia 3 de julho, foi realizada a primeira reunião da Frente. O encontro contou com a participação de lideranças e entidades ligadas ao campo, inclusive o Comder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural). Na reunião, foi definido que a Frente iria encaminhar pedidos de informações à Prefeitura sobre o andamento da lei de ATER e sobre recursos que estariam disponíveis no Executivo por emenda parlamentar sem a devida aplicação. Além disso, foi solicitado à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara para que a data e horário da audiência pública sobre o orçamento para 2016 fosse discutido com a sociedade civil no período noturno, ao invés de ser realizada pela parte da manhã.

No dia 8 de setembro, foi realizada reunião, no Plenário da Câmara, para debater o futuro da Universidade, entre eles, a questão da filantropia.

Em 14 de setembro, o presidente da Frente, Vinícius Cornelli, em reunião com o Comder, apresentou as cópias dos documentos encaminhados ao Executivo Municipal.

No dia 20 de outubro, a Frente Parlamentar se reuniu com lideranças da Uergs para aprofundar a discussão sobre questões relacionadas à filantropia da Universidade Estadual. Na oportunidade, em diálogo com representantes do Diretório Acadêmico da Uergs, foi definida nova reunião para ampliar o debate sobre questões pontuais que envolvem a Universidade, que foi realizada no dia 28 de outubro, no Plenário da Câmara.