Entrega de Título de Cidadão Benemérito a Samuel de Aguiar Soares será amanhã

A Câmara de Vereadores irá realizar, nesta quinta-feira (23), sessão solene para a entrega do título de Cidadão Benemérito ao atleta cachoeirense Samuel de Aguiar Soares. A proposta de homenagem, de autoria do vereador Cleber Cardoso (PDT), foi aprovada pelo Plenário do Legislativo.

“O brilho intelectual, a inteligência e a inquestionável cultura e capacidade de relacionar conceitos destacam-se em Samuel de Aguiar Soares. Em seus 71 anos de atletismo, conquistou centenas de títulos no esporte, destacando Cachoeira do Sul no cenário mundial. Durante essa trajetória, fez programas esportivos e treinamentos, além de ser voluntário atuante na sociedade cachoeirense e fora dela como palestrante em escolas e grupos de convivência sobre qualidade de vida”, enalteceu Cleber.

Quem é Samuel Aguiar Soares

Nascido em 04 de janeiro de 1933, Samuel de Aguiar Soares estudou e começou a praticar o atletismo aos 12 anos de idade na então Escola João Neves da Fontoura, hoje Instituto estadual de Educação João Neves da Fontoura. A partir daí, nunca interrompeu suas atividades esportivas, dando maior ênfase ao esporte após ingressar na vida militar. Participou de competições estaduais, brasileiras e sul-americanas, conquistando 845 medalhas e 107 troféus. Suas últimas conquistas foram o Campeonato Sul-americano em Medelim, na Colômbia, o Campeonato Brasileiro, o Campeonato Gaúcho e o Campeonato do Troféu Brasil.

Além de atleta, Samuel de Aguiar Soares foi treinador, massagista, preparador físico e professor de educação física no Colégio Roque Gonçalves. Hoje integra a equipe da AVEGA (Associação dos Veteranos Gaúchos de Atletismo) e a ABRAM  (Associação Brasileira de Atletismo Master).

Agenda

A homenagem será realizada na quinta-feira, 23 de junho, no Plenário Edgar Müller do Palácio João Neves da Fontoura (Rua Sete de Setembro, nº 1078, centro). A sessão terá início às 20 horas, e será aberta à comunidade.