Protesto de moradores pede asfaltamento na Cohab

Cansados de esperar pela demora no projeto de pavimentação da Rua Ricardo Schaurich, moradores fizeram um protesto e bloquearam o acesso à empresa Screw na manhã desta terça-feira, no Bairro Cohab, em Cachoeira do Sul. Uma das organizadoras do manifesto, Luana Gonçalves, reuniu cerca de 30 cidadãos para cobrar da Prefeitura o início da obra de asfaltamento. Mais do que isso, chamou atenção das autoridades municipais que compareceram ao protesto. “Como o tráfego de caminhões é muito intenso, a poeira aqui fica insuportável”, reclamam os moradores.

O prefeito Neiron Viegas acompanhou o protesto e explicou ao vereador Augusto Cesar o que vem sendo feito para que o asfalto saia do papel. Aprovado desde o governo anterior pelo Plano de Aceleração do Crescimento, o prefeito citou a Augusto alguns dos empecilhos que fizeram com que a obra atrasasse todos estes anos. Segundo ele, foi necessária a desapropriação de um loteamento, que ainda está na Justiça, bem como o ajuste do projeto de engenharia da obra, que anteriormente previa a pavimentação com blocos intertravados, e agora será de asfalto.

Defasado

Além disso, quando a Prefeitura abriu a licitação, não houve empresas interessadas, alegando defasagem nos valores ofertados para a obra. Assim, a pavimentação teve de ser orçada novamente e uma nova licitação tem previsão para abrir nesta sexta-feira. “Quero deixar claro que não estamos fazendo a licitação por causa do protesto, isso já estava correndo”, comentou o prefeito. Já o vereador Augusto elogiou a postura dos moradores. “É o melhor exemplo para toda a comunidade que quer melhorias. O pessoal veio aqui nesse frio às seis da manhã para reivindicar melhorias para sua comunidade”, destacou o parlamentar.

Importante

Uma dificuldade para a Prefeitura é o prazo exíguo para que a obra inicie, já que a legislação eleitoral obriga que as obras sejam iniciadas até o dia 2 de julho, explicou o procurador do Município Leonel Slomp Gonçalves. Assim, caso a licitação que será aberta nesta sexta-feira sofra algum tipo de recurso por parte das empresas interessadas, dificilmente a obra poderá iniciar antes da eleição, no próximo mês de outubro. O prefeito disse ter expectativa de já iniciar a ação na próxima semana.