Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2016 / Homero busca medidas para evitar novos desastres causados por enchentes

Homero busca medidas para evitar novos desastres causados por enchentes

O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Homero Tatsch (PSDB), reuniu-se, nesta quinta-feira (04), em Porto Alegre, com o secretário de Minas e Energia do RS, Lucas Redecker, e com representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, CEEE, IRGA, Sindicato Rural de Cachoeira do Sul representado pelo Dir. Renato Lermen, União dos Rizicultores representado pelo Dir. Carlos Wachholz e ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). A pauta central do encontro foi ações para evitar destruições causadas por enchentes em Cachoeira do Sul. A primeira medida discutida foi a Gestão das Barragens construídas no Rio Jacuí, acima de Cachoeira do Sul.

“Por muitos anos, acreditava-se que a falta de controle na vazão das represas era a maior causa das águas que destruíram muitas lavouras após as chuvas. Porém, conforme explicado pela ONS, responsável pelo gerenciamento das estruturas, as barragens possuem um forte controle em sua vazão, despejando sempre o mesmo número de metros cúbicos por segundo. O problema ocorre que, em época de chuvas mais fortes, soma-se a essa quantidade a contribuição das águas dos afluentes do Rio Jacuí, que possuem uma quantidade mais de três vezes maior do que as barragens. Quando esse material chega no Jacuí ocorre as enchentes, com tendência de piorar pois o processo de assoreamento está acelerado”, explicou Homero.

No encontro, ficou acertada a criação de um grupo para trabalhar em estudos e propostas para reduzir o assoreamento e reduzir impacto das vazões extremas no Rio Jacuí. A comissão será composta pelos órgãos e entidades presentes na reunião e por representantes da SPH (Superintendência de Portos e Hidrovias do RS) e Assembleia Legislativa. “É um processo complexo, que envolve questões de meio ambiente, legislação, procedimentos administrativos e conhecimentos técnicos de diferentes áreas, por isso a importância de agregar todos esses profissionais”, destacou o vereador.