Sessão solene destaca os 50 anos do MTG

A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta terça-feira (02), sessão solene para homenagear os 50 anos do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho). Antes do início da solenidade, mulheres do Grupo de Cavalgada Cabo Toco, acompanhadas de cavalarianos da Associação Tradicionalista Cachoeirense (ATC), vieram a cavalo entregar ao presidente do MTG, Nairioli Antunes Callegaro, um certificado em homenagem ao cinquentenário da entidade.

O tamanho e a importância da entidade foram destacados pela propositora homenagem, vereadora Daniela Santos (PDT), em seu pronunciamento. “Neste ano de 2016, comemoramos cinco décadas de uma entidade que está entre as maiores da sociedade brasileira, o nosso MTG. São quase 1700 entidades juridicamente constituídas e quase um milhão de associados. Um fabuloso exército de pessoas que acreditam nas mesmas coisas e se dedicam aos mesmos afazeres culturais. O MTG é um orgulho do Rio grande do Sul não só pela estrutura que possui no Estado, mas pela dimensão mundial que tomou. No Brasil, são oito federações e uma Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha. No exterior, há mais de 20 núcleos em que a cultura, a história e os costumes do Rio Grande do Sul são vivenciados diariamente”.

O presidente do MTG, Nairioli Antunes Callegaro, por sua vez, falou sobre o significado da data para os que integram a entidade. “A noite de hoje marcará em nossa memória, em nossa mente e em nossa lembrança esse momento que estamos passando aqui hoje. Completar 50 anos é fazer um resgate ao sentimento de pertencimento de nossa identidade, dessa ligação e formação cultural. O que nos une são valores que muitas vezes vemos se perder na sociedade. Esse ano de cinquentenário é um ano de profunda reflexão. Temos que refletir sobre que instituição é essa que se insere de forma tão forte e que nos dá um legado tão grande como é o Movimento Tradicionalista Gaúcho. Um movimento cívico, social, cultural, campeiro, esportivo e artístico que tira da rua tantos jovens e põe pra dentro do CTG”.

Ao final de sua manifestação na tribuna, o presidente da entidade entregou ao  presidente da Câmara, vereador Homero Tatsch (PSDB), e ao prefeito Neiron Viegas um troféu comemorativo aos 50 anos do MTG e a carta de princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho.