João Streit será Cidadão Honorário de Cachoeira do Sul

Nesta sexta-feira (15), a Câmara de Vereadores irá realizar sessão solene para a entrega do título de Cidadão Honorário ao empresário João Streit. A proposta de homenagem, de autoria do vereador Julinho do Mercado (PP), foi aprovada pelo Plenário do Legislativo.

“Como atual diretor e um dos fundadores da indústria metal mecânica Screw, João Streit tem se destacado por sua excelência e boas práticas de gestão, as quais fizeram com que a Screw se tornasse fornecedora das maiores montadoras de máquinas agrícolas do mundo”, elogiou o propositor.

Quem é João Streit

Nascido em Saldanha Marinho, na época munícipio de Santa Bárbara do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, no dia 15 de Junho de 1961. É casado com Lenir Fátima Flores Streit, com quem tem dois filhos: Renata Flores Streit e Felipe Flores Streit.

Estudou na Escola Rural de Saldanha Marinho, onde cursou o primário e posteriormente, cursou o segundo grau no Colégio Cenecista de Santa Bárbara do Sul.  Ainda adolescente, iniciou suas atividades profissionais como torneiro mecânico, em meados de 1976, na ferraria de seu pai Plínio Streit. Após um período, interrompeu as atividades na ferraria, para dedicar-se a formação de Engenharia Industrial Mecânica na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), vindo a se formar em 1984, como Engenheiro Industrial Mecânico.

Especializou-se em Tratamento Térmico na Universidade do Vale do Rio dos Sinos em 1993, e posteriormente em Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Santa Maria, em 2001. Ao longo do seu desenvolvimento acadêmico, realizou mais de 15 cursos de qualificação profissional via SENAI na área metalmecânica. Cursou por dois anos, Língua Alemã no Instituto Goethe, em Porto Alegre.

Em 1995, a convite do fundador e presidente da Indústria AgroPertences, Sr. Arthêmio De Franceschi, veio para Cachoeira do Sul desafiado a um novo projeto, a fundação da empresa SCREW. Iniciada com três funcionários e focada na produção de transportadores de grãos, a empresa conquistou mercados através da qualidade de seus produtos e processos com a implantação do sistema ISO 9001, desde os anos 2000.

Atualmente a empresa conta com cerca de 300 funcionários, instalada em amplo e moderno parque fabril com extensão de 73 hectares, sendo 20 de preservação ambiental. Destaca-se além da atuação empresarial, a forte presença comunitária e engajamento com as causas de desenvolvimento de nosso munícipio.

Além de empresário, João Streit tem uma visão comunitária, solidária e cooperativa, que se traduzem em várias frentes de trabalho como: membro Rotary Club Integração, Presidente do Conselho Consultivo SENAI, Cônsul do Internacional Futebol Clube, Vice Presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul, Diretor da Associação de Pais e Amigos Excepcionais – APAE, Diretor do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Cachoeira do Sul – SINMETEL, Diretor da Sociedade Rio Branco e Membro Conselheiro do Grupo AgroPertences.

Agenda

A sessão solene será realizada nesta quinta-feira, 15 de dezembro, a partir das 20 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores. O evento é aberto ao público.