Grupo de vereadores cobra andamento de obras e melhorias de serviços públicos para Cachoeira do Sul

Os vereadores Homero Tatsch (PSDB), Frankini (PT), Marcelo Figueiró (PMDB), Augusto Cesar (PP), Daniel Tarasconi (PMDB) e Jeremias Madeira (PSB) estiveram em Porto Alegre, na última semana, buscando melhorias na área de infraestrutura para Cachoeira do Sul. O grupo esteve primeiramente na Agergs (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS) onde cobrou do presidente Alcebíades Santini ações de fiscalização em serviços da Corsan e Aes Sul. Os parlamentares relataram diversas dificuldades vividas no município em razão da prestação falha das concessionárias, como falta de atividade de empresas por não haver energia,  buracos deixados pelas terceirizadas, geradores fora de operação, sucessiva falta de água na cidade e baixo percentual de coleta de esgoto. Diante dos problemas apresentados pelos vereadores, Santini garantiu que em até 15 dias irá reunir os representantes das concessionárias de água e luz para encontrar solução essas questões.

Posteriormente, na Corsan, os vereadores conversaram com o presidente da Flávio Presser. O grupo de parlamentares relatou novamente os problemas envolvendo Companhia de Água e Esgoto e recebeu novidades positivas para o município. Segundo Presser, os entraves envolvendo os geradores estão praticamente resolvidos e eles deverão entrar em funcionamento em breve. Além disso, afirmou que foi elaborado um projeto para dois novos reservatórios de água na cidade. Quanto ao número de buracos nas vias públicas deixados pelas terceirizadas, o presidente garantiu que não tinha conhecimento e que irá entrar em contato com a gerência local para que seja intensificada a fiscalização nesse atividade.

Por fim, na Secretaria Estadual de Transportes, os seis vereadores cobraram do secretário Pedro Westphalen o andamento das obras na RS 403 e o conserto das pontes da Ferreira e do Passo D’ Areia. De acordo com Westphalen a RS 403 é uma prioridades do atual gestão do governo do Estado e deverá ter início nos próximos meses pelo lado de Rio Pardo. O secretário também garantiu que irá acionar o DAER para que realize as ações de manutenção necessárias nas duas pontes de Cachoeira do Sul.

O presidente da Câmara, vereador Homero Tatsch (PSDB), avaliou como positiva a agenda em Porto Alegre. “Voltamos para Cachoeira do Sul com muitas informações e compromissos formados em várias questões. Estamos confiantes que muitas dessas ações vão se desenrolar agora, mas até lá continuaremos acompanhamento o processo”, disse o vereador.