Hugo Pandolfo recebe título de Cidadão Honorário de Cachoeira do Sul

Na noite desta quinta-feira (28), Hugo Menegotto Pandolfo recebeu, em sessão solene realizada pela Câmara de Vereadores, o título de cidadão honorário de Cachoeira do Sul. Natural de Porto Alegre, fixou residência na cidade no ano de 1980, onde iniciou sua luta pela inclusão escolar das crianças com síndrome down. Pai de Guilherme, diagnosticado com essa alteração genética, Hugo tem se destacado, ao longo dos últimos 30 ano, pela a inclusão familiar, escolar e social das crianças com deficiência.
 
Em seu pronunciamento, o homenageado agradeceu à solenidade e falou sobre o engajamento na causa. “Eu encaro essa homenagem, não como o reconhecimento de um trabalho pessoal, mas como o reconhecimento e importância de uma luta. Eu penso que antes de aprovar a indicação de um nome é necessário conhecer a causa a que esse nome está vinculado. Esse reconhecimento vindo de pessoas como os senhores vereadores, que se reúnem semanalmente nessa Casa e discutem, aprovam e reprovam decisões relevantes para a cidade, leva-me a crer que os senhores são aliados dessa causa e que estarão cada vez mais atentos a questões que envolvem a pessoa com deficiência”, disse, destacando: “Segundo a Organização Mundial da saúde, uma a cada sete pessoas do planeta possuem algum tipo de deficiência. De acordo com a UNICEF, apenas 5% das crianças com deficiência no mundo completam o ensino fundamental, 50% não tem acesso a serviços de saúde e, nos países em desenvolvimento pelo menos 80% estão desempregadas. Segundo o IBGE, no Brasil temos mais de 45 milhões de deficientes. Esses dados nos mostram como é importante a participação dos vereadores e da sociedade em geral na busca de ações que permitam minimizar as dificuldades encontradas por essas pessoas.
 
Hugo Pandolfo também destacou a importância do envolvimento da família e de toda a comunidade na luta pela inclusão social da pessoa com deficiência. “Infelizmente temos que reconhecer que, apesar de avanços significativos, ainda estamos longe de alcançar uma inclusão plena. Temos lei que obrigam as escolas a aceitar as crianças com deficiência e leis que obrigam as empresas a contratar pessoas com deficiência, mas as próprias famílias não valorizam essas conquistas. É preciso conscientizá-las da importância da escola no desenvolvimento da criança e na importância do trabalho para valorização do adulto. Faltam pessoas que se engajem na luta, que saiam de sua zona de conforto, que participem, e isso não é só direcionado às famílias com pessoas com deficiência, isso vale para todos. Quando a AFAD realizava algum evento, registrava nos convites a seguinte frase: ‘Sonhos, acredite neles’. E nós temos pela frente o maior dos sonhos: fazer com que as pessoas enxerguem a pessoa e não a deficiência e que valorizem o potencial dentro de suas limitações”.
 
VEREADORES
 
Confirma abaixo o destaque dos pronunciamentos dos vereadores na solenidade que condecorou Hugo Menegotto Pandolfo com o título de Cidadão Honorário de Cachoeira do Sul.
 
Vereador Vinícius Cornelli (propositor do requerimento que deu origem à solenidade) - “Homenageamos, neste dia, Hugo Menegotto Pandolfo, uma pessoa simples, discreta, mas que, ao longo de quase 30 anos, dedica-se na construção de um mundo melhor e na luta para garantir cidadania a todos, indistintamente. Desde a História Antiga, as pessoas com deficiência, via de regra, receberam dois tipos de tratamento: a rejeição, de um lado, e a proteção assistencialista e piedosa, de outro. Nesse contexto histórico de discriminação, foi que Seu Hugo, ao se tornar pai de um menino com síndrome de down, contrariou todos os parâmetros conservadores da época e, junto com outros pais, encarou os desafios de lutar pela inserção de seu filho em todos os espaços sociais. Assim foi fundada a Associação dos familiares e Amigos do Down, a AFAD, no ano de 1994, época em que quase não se afalava em inclusão. Ao lado de outras lideranças, Hugo desenvolveu ações integradas voltadas à inclusão escolar das crianças com síndrome de down em todo país, defendendo sempre o direito das pessoas com deficiência, o direito de ser diferente, de ser respeitado por ser diferente”.
 
Vereadora Daniela Santos – “Sem desistência, as pessoas com deficiência e suas famílias foram ganhando espaço e visibilidade. Ainda há muitas barreiras a serem vencidas, mas com certeza um longo caminho já foi desbravado por um grupo de pessoas corajosas que acreditaram e não desistiram. Entre eles, está Hugo Pandolfo”.
 
 Vereador Frankini– “Hoje prestamos o nosso reconhecimento a esse cidadão dedicado. Sua luta tem incentivado e possibilitado que muitos outros pais tenham uma referência positiva de que vale a pena acreditar no potencial  de todos, independente da deficiência”.
 
Vereador Luis Paixão– “Precisamos, no Brasil, de políticas públicas inclusivas, que busquem a inclusão total das pessoas com deficiência, para que todos possam exercer sua cidadania na plenitude. E tenho fé que estamos no caminho certo. A prova disso são essas pessoas abnegadas que estão aqui hoje. A homenagem de hoje é para o Sr. Hugo Pandolfo, mas é, também, para todos aqueles que buscam diariamente vencer esses desafios”.