Câmara vai promover audiência pública sobre descarte e reciclagem de materiais eletrônicos

A Câmara de Vereadores irá realizar na próxima terça-feira, 21 de junho, uma audiência pública sobre descarte de materiais eletrônicos. O debate foi proposto pela bancada do PMDB, composta pelos vereadores Frankini e Marcelo Figueiró, e aprovado de forma unânime pelos parlamentares na última sessão ordinária (13). A iniciativa é uma das práticas resultante das discussões sobre a Campanha da Fraternidade 2016, cujo tema foi objeto de fórum realizado na Câmara em março deste ano. Deverão participar da audiência representantes da empresa NATUSOMOS-Lixo Eletrônico, da cidade de Horizontina (RS), especializada na coleta, separação e reciclagem de componentes eletrônicos.

Para Figueiró, a crescente produção de aparelhos eletrônicos e tecnológicos exige uma discussão séria sobre o assunto. “Sabemos que a geração do lixo eletrônico vai continuar crescendo, pois os avanços na tecnologia e o mercado destes produtos estão em plena expansão. Cabe ao Poder Público, portanto, buscar uma forma adequada de gerir esses materiais, pois eles possuem substâncias químicas que podem provocar contaminação do solo e da água e, ainda, provocar doenças graves em pessoas que entram em contato com essas substância. Além disso, a sua gestão se torna urgente no sentido que por serem compostos por grande quantidade de plástico, metais e vidro, demoram muito tempo para se decompor no solo”, defendeu.

Em novembro de 2014, Frankini havia apresentado uma indicação ao Executivo, sugerindo a realização de campanhas de recolhimento de resíduos eletroeletrônicos, com conscientização da população e disponibilização de locais de depósitos em diversos pontos da cidade, como escolas e prédios públicos no centro da cidade e propriedades particulares no interior do município. A proposta de Frankini incluía, também, o posterior reaproveitamento do lixo descartado na confecção de outros materiais. “Infelizmente, não houve qualquer retorno do Executivo nesse sentido. Por isso, decidimos promover na Câmara de Vereadores essa discussão, com o intuito de iniciar ações de descarte correto e reciclagem no nosso município”, disse Frankini.

Resíduos eletrônicos

Lixo eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Inclui equipamentos como rádios, televisões, celulares, computadores, impressoras, telefones, vídeo games, aparelhos de som e cabos.

Agenda
A audiência pública será realizada na terça-feira, 21 de junho, às 14 horas no Plenário da Câmara de Vereadores (Rua Sete de Setembro, nº 1078, Centro). O evento é aberto ao público.