Nova Mesa Diretora da Câmara se reúne com prefeito

O presidente da Câmara de Vereadores, Homero Tatsch (PSDB), juntamente com o primeiro-secretário da Mesa Diretora, Bombeiro Frankini (PT) e o segundo-secretário Daniel Tarasconi (PMDB), reuniram-se, nesta terça-feira (19), com o prefeito Neiron Viegas. Homero, eleito para a gestão de 2016 do Legislativo, antecipou ao prefeito que pretende seguir no trabalho de colaboração e solicitou a ajuda do Executivo. “A ideia é nos unirmos para resolvermos os problemas. Nesse sentido é que viemos solicitar que o Executivo responda os pedidos de informação encaminhados pelos vereadores no prazo legal, pois eles integram uma parte importante do nosso trabalho. Quando o vereador questiona alguma coisa é porque ele busca uma informação para elaboração de algum projeto ou ação em benefício da comunidade. Porém, somente em 2015 são 116 pedidos não respondidos”, disse Homero.

Neiron solicitou que a Secretária de Governo, Telda Assis, analise os documentos e providencie os encaminhados o mais breve possível. “A minha ordem é para que todos sejam respondidos no período estabelecido pela lei”, garantiu o prefeito.

Assoarte

Homero também discutiu com o prefeito a possibilidade de mudança da sede da Assoarte para a parte de cima do Bar América, conforme requerido pelas artesãs após seguidos roubos na sede atual. Neiron afirmou que está ciente dos problemas enfrentados pela entidade e está analisando um novo espaço para a Casa do Artesão.

Mais professores

Na oportunidade, Neiron informou aos membros da Mesa Diretora que o Executivo terá de realizar a contratação emergencial de 84 professores para este ano letivo. Segundo a secretária de educação, a demanda surgiu em razão do aumento de 41 novas turmas, além de aposentadorias, exonerações e de substituições de servidores em Regime Suplementar de Trabalho. “Além disso, para este ano o PNE determina a inclusão de toda criança acima de quatro anos na escola e ampliação da oferta de educação infantil em creches de forma a atender no mínimo 50% das crianças de até três anos”, acrescentou a secretária.

Para viabilizar a contratação antes do início do ano letivo, o prefeito solicitou a realização de sessão extraordinária no recesso da Câmara para votação do projeto de lei que autoriza a contratação dos professores. “Posteriormente, realizaremos concurso para substituição desses profissionais, mas por enquanto teremos que fazer a contratação emergencial”, disse Neiron.

Como a convocação de sessões extraordinárias deve ser autorizada pela Mesa, Homero afirmou que irá levar a proposta para análise dos demais integrantes. “Vamos chamar todos os membros e discutir essa questão o mais breve possível”, garantiu o presidente.

Obras

Por fim, o presidente da Câmara encaminhou demanda no NEA e do CREA sobre a demora no licenciamento de obras. Segundo Homero, o licenciamento das edificações está demorando, atrasando a realização das obras. “Isso representa uma perda também para o município, pois deixa de arrecadar tributos”, destacou. Segundo Neiron, o departamento responsável pela emissão do documento enfrentou dificuldades no último ano e já estão sendo tomadas as medidas para sanar os problemas. “Já nomeamos uma servidora do último concurso que está lidando diretamente com essas ações”, explicou o chefe do Executivo.