Estudantes da Escola Honorato aprendem sobre o Poder Legislativo

A Câmara de Vereadores realizou na Escola Estadual Honorato de Souza Santos, nesta quinta-feira (14), a primeira edição do Câmara nas Escolas de 2016. O projeto, que busca aprimorar o conhecimento dos estudantes de Cachoeira do Sul sobre a atuação do Legislativo Municipal, contou com a presença do presidente Homero Tatsch (PSDB) e dos vereadores Marcelo Figueiró (PMDB), Jeremias Madeira (PDT) e Luis Paixão (PP).

O evento teve início com a visualização do vídeo institucional do Legislativo cachoeirense, que relata a história da Câmara de Vereadores, seu funcionamento e suas funções. Na sequência, o diretor da Casa, Roger Zahn, explicou sobre a separação dos poderes, apresentou algumas noções de direito municipal, especificou as funções administrativa, legislativa, fiscalizadora e julgadora do Legislativo, exemplificou os diversos mecanismos de participação popular da Câmara e falou sobre o processo legislativo. Posteriormente, também foi distribuído o gibi que a Câmara produziu sobre o funcionamento do Legislativo.

Após as explicações, os alunos pediram os vereadores obras para a região, como melhorias em estradas, recolhimento de lixo e iluminação. “Iremos apresentar esses pedidos em nossa próxima sessão ordinária, encaminhando as solicitações para os órgãos competentes pelas ações requeridas”, destacou o presidente Homero Tatsch.