Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2016 / Sessão solene alusiva à Consciência Negra será amanhã

Sessão solene alusiva à Consciência Negra será amanhã

A Câmara de Vereadores irá realizar, nesta quinta-feira (24), a sessão solene alusiva ao Dia da Consciência Negra. Neste ano, os homenageados serão os ativistas negros Luciano Ramos e Beloní Lopes da Silva.

Luciano Ramos

Nascido em Porto Alegre no ano de 1973, mudou-se para Cachoeira do Sul aos três anos de idade. No ano de 2009, passou a integrar a diretoria da Associação Cachoeirense de Cultura Afro (ACCA), onde foi vice-presidente, presidente e hoje representante da mesma no município. Neste período, colaborou na organização da Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial (COMPPPIR), realizando atividades relacionados ao cultivo da cultura negra, como eventos e palestras.
Em 2010 atuou como vice-presidente do Clube Comercial Beneficente União Independente. De 2014 a julho de 2016 assumiu a presidência da Associação dos Moradores do Bairro Quinta da Boa Vista.

Beloní Lopes da Silva

Nascida em 1970 na região de Cambará, entre os municípios de Cachoeira do Sul e Caçapava do Sul, comunidade reconhecida como Núcleo de Formadores do Território Quilombo Cambará. Descende de famílias Negras que foram escravizadas nesta localidade.  Ajudou a fundar em sua comunidade primeiro Grupo de Mulheres Trabalhadoras Rurais e da organização do Quilombo Cambará, que hoje é constituída legalmente em Associação Comunitária.

Atuou como presidente da Associação Comunitária dos Remanescentes de Quilombo de Cambará. Nesse período, festejou conquistas efetivas de políticas públicas na transformação social e econômica de sua comunidade, sendo a mais recente a homologação do Decreto de Desapropriação do território de Quilombo Cambará, assinado em 19 de novembro de 2015, em ato alusivo à Semana da Consciência Negra.

Agenda

A sessão solene será realizada nesta quinta-feira, 24 de novembro, no Palácio Legislativo João Neves da Fontoura (Rua Sete de Setembro, n° 1078, Centro), a partir das 20 horas. O evento é aberto ao público.