Câmara concede título de Cidadão Honorário a João Streit

O empresário João Streit recebeu, em sessão solene realizada pelo Legislativo, na noite desta quinta-feira (15), o título de Cidadão Honorário de Cachoeira do Sul. Nascido em 1961 no município de Saldanha Marinho, na época Santa Bárbara do Sul, João Streit mudou-se para Cachoeira do Sul no ano de 1995, a convite do fundador e presidente da Indústria AgroPertences, Arthêmio De Franceschi, para participar de um novo projeto - a fundação da indústria metal mecânica Screw.

Em seu pronunciamento, o homenageado falou sobre o desenvolvimento da empresa na cidade e sobre as dificuldades enfrentadas e superadas ao longo de sua história. “Cachoeira é uma cidade com grandes oportunidades. Porém, infelizmente, poucas pessoas conseguem enxergar isso. Nós conseguimos ver essas oportunidades e transformar uma empresa com três funcionários em uma com 350 colaboradores, localizada numa área de 73 hectares, com mais de 20 hectares de preservação, e com uma capacidade de ampliação muito grande”, comemorou.

Streit também aproveitou o espaço para defender investimos no setor. “Tenho um desafio para nossos governantes. Saiu essa semana no jornal os índices de desenvolvimento do PIB. Eu estava analisando aquela lista e percebi que cidades industrializadas foram as que apresentaram os maiores índices. A indústria muda o PIB de uma comunidade e essas coisas os governantes têm de olhar, porque só reduzir custos e gastos não vai ser suficiente para os governos municipais. Há uma possibilidade muito grande de se mudar isso se olharmos para a indústria com carinho, dando condições para as indústrias locais e, também, para novas indústrias. Criando Distrito Industrial, proporcionando ruas calçadas, iluminação, água, internet, energia elétrica, pode ter certeza que vai aparecer gente querendo investir em Cachoeira do Sul. Mão de obras nós temos, temos, ainda, escolas para treinar, a UFSM com quatro engenharias e a arquitetura e isso, sem dúvida, dará um diferencial muito grande para o município nos próximos anos”.

A filha do homenageado, Renata Flores Streit, destacou o amor do pai pela cidade. “Em mais de 20 anos como cachoeirenses, só presenciamos motivação a Cachoeira do Sul em nossa casa. Não é à toa que eu e meu irmão Felipe crescemos ouvindo que o que faz uma cidade evoluir é a vontade de seus cidadãos fazer mais e melhor pelo local onde se vive. Em todos esses anos, não lembro meu pai criticar a cidade uma única vez sequer, pelo contrário. Quando casualmente, por uma conversa ou outra um pessimismo no ar atingia o discurso de nossos conhecidos, meu pai defendia Cachoeira do Sul com unhas e dentes, dizendo: ‘Como não defender o local que nos abriu tantas portas, que nos deu a oportunidade de conhecer amigos dedicados, que nos proporcionou uma vida tranquila e feliz?’. Por isso, pai, este título é só um complemento do que na verdade você sempre foi: um cachoeirense de coração”.

O propositor da solenidade, vereador Julinho do Mercado (PP), lembrou um pouco a história de Streit e enalteceu o seu trabalho em Cachoeira do Sul. “Este homem, com seu conhecimento técnico e habilidade, tem feito a diferença para garantir, uma melhor qualidade de vida aos cachoeirenses. E todos estes prejudicados se aplicam quando se concede a um homem o título de cidadão honorário de um município. E esta é a mais alta comenda que uma cidade pode oferecer a alguém que não tem medido esforços para que sua gente tenha orgulho de sua existência. Hoje temos a honra de conceder a este homem brilhante o título de cidadão honorário de Cachoeira do Sul. Muito obrigado, João Streit, agora cachoeirense de fato e de direito”.