Frankini pede regulamentação de estacionamento de bicicletas

O vereador Frankini (PMDB) apresentou, na sessão ordinária desta semana, uma indicação ao Executivo, solicitando que a Prefeitura apresente Projeto de Lei para regulamentar a implantação de paraciclos e bicicletários por empresários e comerciantes. “É a segunda sessão em que trago o assunto. Organizei um material completo em 2014, quando enviei a sugestão pela primeira vez. Como o Executivo ainda não apresentou nenhum PL referente a esse assunto, e entendendo ser esse um tema muito importante, pois envolve questões de mobilidade, saúde e qualidade de vida, decidi retornar com a sugestão”, explicou o parlamentar.

Anexo à indicação, Frankini encaminhou projeto-sugestão para a regulamentação dos estacionamentos de bicicletas. Na proposta, o parlamentar indica a permissão para a instalação de paraciclos nas vias públicas pelos proprietários ou comerciantes, que devem obedecer condições como o local para sua afixação, altura máxima e espaço livre para o trânsito de pedestres. Além disso, o PL sugestão de Frankini prevê a possibilidade de instalação de placa com a identificação ou logomarca da empresa que adotar a medida.

“A inserção da bicicleta no dia a dia, como alternativa aos meios de transportes motorizados, que poluem o meio ambiente e causam problemas de mobilidade, depende das ações políticas como essa. Embora Cachoeira do Sul ainda não conte com ciclovias, acredito que essa primeira medida seja importante, pois já temos um número significativo de ciclistas, que muitas vezes não encontram um local adequado e seguro para deixarem suas bicicletas. A garantia de ter um espaço próprio para seu equipamento é uma forma de incentivar que mais pessoas utilizem a bicicleta como meio de transporte ou passeio”, destacou Frankini.