Patrimônio histórico: inicia a manutenção do Palácio João Neves da Fontoura

A manutenção emergencial da sede do Legislativo Municipal, o Palácio João Neves da Fontoura, teve início nesta quarta-feira (02). A obra, autorizada e fiscalizada pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico de Cachoeira do Sul (Compahc), tem como base o Estudo de Intervenção Técnica para Manutenção de Edificação (tombada), elaborado pelo arquiteto Osni Schroeder.
Estudo
Para a elaboração de sugestões de intervenção técnica, Osni vistoriou o prédio, buscando identificar as patologias em cada local, desde a parte interna até a fachada e o teto. Dentre as principais propostas, estão mudanças na parte elétrica, nas redes de escoamento da água da chuva e de esgoto, adaptações em pontos específicos, medidas para a acessibilidade e correções no passeio público.
Obras
A primeira etapa da manutenção abrange a reforma da parte elétrica, lógica e de telefonia do prédio. Segundo o presidente da Câmara, vereador Homero Tatsch (PSDB), que está acompanhando as ações, todas as intervenções seguirão as normas aplicadas a prédios históricos. “Essa é uma das etapas mais importantes para a sequência de outras ações de manutenção e posterior restauro do prédio. Juntamente com o Compahc, estamos concentrados para que tudo seja feito dentro das normas previstas para prédios tombados”, destacou o presidente.