Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2016 / Aprovado PL que obriga a contratação de vigilância 24 horas em bancos e cooperativas de crédito

Foi aprovado, na sessão ordinária desta semana, o PL nº 20/2016, de autoria do vereador Vinícius Cornelli (PT), que obriga as agências bancárias e as cooperativas de crédito do município a contratar vigilância armada 24 horas. A proposta inclui os finais de semana e os feriados e exige, para ocupar o posto de vigilante, profissionais preparados com cursos de formação devidamente regulamentados. De acordo com o autor da matéria, a medida visa resguardar o patrimônio do estabelecimento e a integridade física das pessoas.

De acordo com o PL, os vigilantes deverão permanecer no interior da instituição bancária, em local seguro, durante 24 horas, de posse do botão de pânico, que deverá bipar a sala de operações da Brigada Militar, e terminal telefônico para possível acionamento policial. O projeto prevê, ainda, um dispositivo para acionar sirene de alto volume no lado externo da agência bancária, para chamar a atenção de transeuntes e afastar criminosos.

As agências bancárias e cooperativas de Crédito têm o prazo de 90 dias após a publicação da Lei para se adequarem à legislação. O não cumprimento do disposto acarretará ao estabelecimento infrator multa diária de 520 URMs (Unidade de Referência Municipal), com aplicação em dobro no caso de reincidência.