Homero quer implementar PGQP na Câmara

O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Homero Tatsch (PSDB), recebeu, nesta quinta-feira (11), o presidente do PGQP de Cachoeira do Sul (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade), Celso Rafael Elesbão, e o coordenador de capacitação, Leandro Raddatz. Na reunião, foi avaliada a possibilidade de o Legislativo Cachoeirense aderir ao Programa, que tem como foco a competitividade para melhoria da qualidade de vida das pessoas, nos setores público, privado e terceiro setor através da busca pela excelência em gestão com foco na sustentabilidade.

Elesbão apresentou o Programa de Melhoria da Gestão na Administração Pública (PMG-AP) do PGQP para o vereador, destacando que é uma ferramenta específica para esse segmento, que visa capacitar o administrador público com métodos e tecnologias de gerência, buscando otimizar e gerar bons resultados na gestão. “O PMG-AP é voltado para toda instituição pública ou servidor que deseja melhorar o desempenho dentro da sua área de atuação. É muito bom saber que o Legislativo tem essa intenção, pois melhorar a gestão da Câmara de Vereadores será bom para toda cidade e comunidade”, disse.

Homero, que acredita que a implantação do PGQP irá qualificar os serviços prestados pelo Legislativo à população cachoeirense, ressaltou a importância de se manter o Programa para as próximas Legislaturas. “O grupo de servidores da Câmara deverá se engajar nesse o processo e abraçar a causa. O PGQP irá agregar visões e corrigir alguns procedimentos para que possamos prestar serviços ágeis de qualidade e com economia aos cofres públicos, mas isso só seria possível com o comprometimento de todos os setores da Casa”, destacou o presidente.

Como funciona o Programa

De acordo com Elesbão, o Programa apresenta três níveis de aplicação: básico, quando apresenta aplicação simplificada, visando suprir as necessidades fundamentais da administração; intermediário, que dispõe de módulos mais aprofundados, possibilitando um gerenciamento mais extenso das variáveis envolvidas na gestão; e avançado ou completo, que possui um grande detalhamento, avaliando diversos indicadores que permitem o gerenciamento mais extenso das varáveis envolvidas na gestão.