Vereadores recorrem ao Governo do Estado por melhorias para Cachoeira

Os vereadores Paulão Trevisan (PDT), Dr. Carlos Alberto (PP) e Luis Paixão (PP) estiveram em Porto Alegre, nesta terça-feira (24), buscando melhorias nas áreas de infraestrutura e educação para Cachoeira do Sul.

Escoamento da produção agrícola

Os parlamentares estiveram primeiramente na Secretaria Estadual de Transportes, onde conversaram com o secretário Pedro Westphalen. Na oportunidade, os vereadores solicitaram que o Estado providencie melhorias nas estradas que ligam às localidades de Taboão e Geribá. “A nossa preocupação maior é com o escoamento da produção. Como a obra de pavimentação da ERS-403 que liga Rio Pardo a Cachoeira está parada, pedimos que pelo menos seja dada atenção às estradas, que está caóticas, para que estejam em condições de atender os produtores”, destacou Paulão. Westphalen encaminhou a demanda chefe de gabinete da diretoria-geral do Daer, Rogério Reis, que garantiu que as estradas serão patroladas e encascalhadas até o início da safra.

Passo D’Areia

Outro assunto levantado no encontro foi a recuperação da ponte que passa sobre o Arroio Passo D’Areia, que desabou parcialmente após fortes chuvas em julho de 2015. Segundo o secretário de Transportes, a licitação da obra, que custará em torno de R$ 670 mil, está em sua fase final. “Dentro de no máximo 60 dias, começaremos a executar o serviço”, garantiu Westphalen.

Ferrovia

Os vereadores também questionaram o secretário sobre a reativação do ramal ferroviário que faz acesso à Granol, o que permitiria que a empresa aumentasse sua produção e desafogasse o trânsito de caminhões na Volta da Charqueada, onde têm ocorrido frequentes acidentes. Westphalen mostrou aos parlamentares cópia de documento encaminhado pelo Governador José Ivo Sartori ao presidente da empresa Rumo ALL, Júlio Fontana Neto, em maio de 2016, com as solicitações do Estado, dentre as quais o ramal de Cachoeira. Entretanto, segundo informações repassadas, a empresa estaria investindo no trecho Rio-São Paulo e o Rio Grande do Sul não estaria em suas prioridades. Diante da informação, Paulão afirmou que irá entrar em contato com o prefeito Sérgio Ghignatti para que seja organizada uma união de lideranças para pressionar a Rumo ALL a investir no Estado.

Escola do Piquiri

Por fim, os vereadores foram à Secretaria de Obras do Estado para analisar, juntamente com o secretário Gerson Burmann, a possibilidade de abertura da Escola do Piquiri até o início do ano letivo. De acordo com Burmann, para que isso seja possível, está faltando o licenciamento ambiental da obra, que deve ser realizado na primeira semana de fevereiro. Paixão, Paulão e Dr. Carlos Aberto firmaram o compromisso de formar um grupo para acompanhar junto à Secretaria Estadual de Educação o andamento do processo.