Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2017 / Câmara recebe grupo em defesa do Banrisul público

Câmara recebe grupo em defesa do Banrisul público

O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Paulão Trevisan (PDT), e a primeira secretária da Mesa Diretora, vereadora Telda Assis (PT), receberam, na tarde desta segunda-feira (06), a diretoria da Fetrafi-RS (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do RS). A entidade, que representa 38 sindicatos filiados no Estado, está percorrendo vários municípios para fortalecer o movimento contra a privatização do Banrisul.

O diretor da Federação, Fábio Soares Alves, ocupará a Tribuna Popular da sessão ordinária desta noite, buscando mobilizar os vereadores para a luta. “Hoje, 60% do crédito do país está centralizado em São Paulo. O Banrisul garante 30% do crédito do Estado, sendo que a maior parte destina-se a classes baixas. A privatização do Banco pode até ser um bom negócio para o Governo, que receberá um valor considerável com sua venda, mas jamais será um bom negócio para o Estado e para os gaúchos”, defendeu Alves.

Preocupado com o tema, o vereador Paulão garantiu que irá apresentar uma moção de apoio à campanha em defesa do Banrisul e contra sua privatização a ser enviado ao Governo do Estado e uma moção de apoio à instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul, que será encaminhada aos líderes de bancada da Assembleia Legislativa. “Esse é um assunto de interesse de todos os gaúchos, por isso vamos fazer um documento multipartidário, aberto para todos os vereadores que quiserem aderir ao manifesto”, afirmou o parlamentar.

Agenda

As sessões ordinárias da Câmara de Vereadores são realizadas todas segundas-feiras a partir das 20 horas. O orador da Tribuna Popular tem um período de dez minutos para fazer a exposição do tema.

A Fetrafi-RS

A categoria profissional representada pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras abrange os empregados e empregadas em bancos múltiplos com carteira comercial, bancos múltiplos, bancos comerciais, bancos de investimentos, bancos de desenvolvimento, casas bancárias, sociedades de crédito, financiamento e investimentos, sociedade de arrendamento mercantil, cadernetas de poupança, cooperativas de crédito, companhias hipotecárias, bancos de crédito rural, agências de fomento, operadores de cartão de crédito, associações de poupança e empréstimo, sociedades de crédito imobiliário, bancos múltiplos com carteira de crédito imobiliário, instituições financeiras de natureza especial (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste, BNDES e BRDE), além dos empregados/as em empresas coligadas pertencentes ou contratadas por estes grupos econômicos ou por interposta pessoa, cujo desempenho profissional contribua de forma direta ou indireta para consecução e desenvolvimento da atividade econômica preponderante da empresa principal.