Igor sugere uso de nova tecnologia para estradas do interior

O vereador Igor Noronha (PMDB) apresentou, na sessão ordinária desta semana, uma indicação ao Executivo, sugerindo o uso de tecnologia de pavimentação Con-Aid para o interior. “Cachoeira do Sul é um município eminentemente agrícola, mas infelizmente as nossas estradas não têm condições de atender os nossos produtores de forma satisfatória, principalmente agora no período de escoamento da safra. A Secretaria do Interior faz a sua parte e busca uma constante manutenção das estradas, mas a cada chuva que chega tudo se torna caótico novamente”, ressaltou.

De acordo com o parlamentar, o novo sistema de estabilização de solos, já experimentando em cidades próximas, como Santa Cruz do Sul, possui baixo custo e possui maior durabilidade. “O revestimento Con-Aid é um novo sistema de estabilização de solos em substituição a diversos revestimentos, entre eles o cascalho, material mais comuns nas estradas de Cachoeira do Sul, e tem a finalidade de minimizar os problemas de pó ou lama e ainda diminuir os custos de manutenção das estradas”, explicou o parlamentar.

Como funciona

Primeiramente é realizada a limpeza da estrada e a abertura das valetas para drenagem superficial das águas. Na sequência, uma máquina faz a trituração das pedras para a formação de uma base onde será misturado o chamado Con-Aid, o estabilizador iônico de solo. Por fim é feita a compactação da estrada. “Este método estabiliza superficialmente, diminuindo o desprendimento de pó e manutenções constantes e permite melhor trafegabilidade em dias chuvosos”, resumiu o vereador.