Atividades alusivas aos 130 anos de João Neves da Fontoura iniciam neste domingo

Para comemorar os 130 anos de nascimento do João Neves da Fontoura, político que dá nome ao Palácio Legislativo, a Câmara de Vereadores, em parceria com a Prefeitura, vai promover, ao longo deste ano, uma série de atividades alusivas à data. A primeira, que será realizada neste domingo (30), é a 1° Copa Central de Ciclismo – Etapa João Neves da Fontoura.  A competição será na Avenida Brasil, entre as Cinco Esquinas e o Hotel União, que estará interditada das 7h30min às 12 horas. A partida, marcada para as 9 horas, e a chegada serão no Posto Nevoeiro, na Rua Ricardo Schaurich. A atividade, que receberá inscrições até o início da prova, contará com a participação de atletas de outras cidades e será dividida em categorias por idade, sexo e tipo de bicicleta.

Outras ações

Posteriormente, em 16 de novembro deste ano, será realizado o Torneio João Neves da Fontoura de Xadrez e Dama. No dia 19 do mesmo mês, será a vez da Corrida de Rua João Neves da Fontoura. Por fim, também em novembro, o mês de nascimento do político será promovido um Grande Expediente Especial na Câmara de Vereadores, em homenagem à data. Os detalhes das atividades serão divulgados posteriormente.

Quem foi João Neves da Fontoura

Nascido em 16 de novembro de 1887 em Cachoeira do Sul, João Neves da Fontoura foi intendente (prefeito) de Cachoeira do Sul, deputado estadual, deputado federal, vice-presidente do Estado e diplomata, dentre outros cargos políticos, razão pelo qual se torno um dos mais destacados da história de nossa cidade. A denominação do prédio sede da Câmara de Vereadores, conforme Resolução nº 16/1983, homenageou o cachoeirense, passando, assim, a se chamar Palácio Legislativo João Neves da Fontoura.