Câmara nas Escolas: estudantes da Escola Baltazar de Bem aprendem sobre atuação do Legislativo.

A Câmara de Vereadores realizou, na manhã desta quinta-feira (19), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Baltazar de Bem, mais edição do Câmara nas Escolas deste ano. A atividade, que busca aprimorar o conhecimento dos estudantes de Cachoeira do Sul sobre a atuação do Legislativo Municipal, foi promovida aos alunos do 8º e 9º ano da instituição. O encontro contou com a participação dos vereadores Paulão Trevisan (PDT), Telda Assis (PT), Dr. Carlos Alberto (PP), Gilmar Dutra (PRB), Jorginho Fialho (PRB) e Azevedo da Susepe (PPS).

Primeiramente, cada vereador fez uma apresentação do trabalho do vereador na cidade, ressaltando suas reais funções e responsabilidades. Posteriormente, foi transmitido um vídeo institucional do Legislativo produzido especialmente ao projeto Câmara nas Escolas, que de  modo ilustrativo explica o funcionamento e as funções da Câmara.

Na sequência, o diretor da Casa, Roger Zahn, explicou sobre a separação dos poderes, apresentou algumas noções de direito municipal, especificou as funções administrativa, legislativa, fiscalizadora e julgadora do Legislativo, exemplificou os diversos mecanismos de participação popular da Câmara e falou sobre o processo legislativo.  Ao final de sua palestra, foi distribuído o gibi que a Câmara elaborou sobre o funcionamento do Legislativo, com uma linguagem simples e didática.

Após as manifestações dos vereadores e do diretor, os estudantes questionaram os parlamentares sobre os investimentos em educação e realização de projetos. “É muito bom vermos jovens pensando questões da política. O Câmara nas Escolas busca exatamente o envolvimento desse público com a política”, destacou o presidente do Legislativo, Paulão Trevisan (PDT).