Mesa Diretora visita a Granol

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, representada pelo seu presidente, vereador Paulão Trevisan (PDT), pelo primeiro vice, vereador Dr. Carlos Alberto (PP), e pelo segundo-secretário, vereador Felipe Franja (PMDB), esteve na Granol, na última sexta-feira (20), conversando com o diretor Tales Treichel. A visita integra o roteiro de encontros que a nova Mesa Diretora do Legislativo está fazendo com os empresários da cidade.

No encontro, Treichel explicou a situação econômica atual que envolve o biodiesel, mas garantiu aos vereadores que a empresa não corre riscos. “Houve sim uma crise em 2016, com reflexos em quase todos os setores, mas a Granol é uma empresa sólida, conservadora e não faz ações de riscos. Sabemos que os produtores estão preocupados com uma possível quebra da empresa, mas isso está muito longe de ocorrer e por isso queremos passar tranquilidade para eles. A Granol está realizando todas as ações para evitar perdas nesse período, com resultados positivos. Precisamos dessa confiança para continuar crescendo e, com isso, gerar recursos para o município e garantir a manutenção dos nossos mais de 300 funcionários”, destacou o diretor.

O representante da empresa também demostrou preocupação com os acidentes que vêm ocorrendo na estrada da Volta da Charqueada.  “As centenas de caminhões que saem aqui da Granol tem de passar por essa rodovia, não temos outro trajeto a tomar, e isso é um risco constante à comunidade”, disse. Para Triechel, a solução seria fazer uma ligação diretamente para a BR-290, com passagem pela área do portuário, onde futuramente irá se instalar o distrito industrial. “Dessa forma, seria possível limitar o acesso à Volta da Charqueada apenas a veículos de passeio”, acredita.

Também foi discutida na reunião a reativação de um ramal ferroviário com acesso à Granol. Segundo Treichel, a viabilização da linha reduziria a necessidade do uso de caminhões e possibilitaria o aumento da produção. Paulão garantiu que irá entrar em contato com empresa responsável pela linha para providenciar o pleno funcionamento do acesso.

Por fim, foi abordada a necessidade de ampliação do abastecimento de água na região. Conforme o diretor da Granol, a empresa vem sofrendo com a interrupção do serviço frequentemente. “Isso afeta diretamente nosso laboratório”, disse. Para Paulão, o assunto é urgente e atinge o plano de implantação do Distrito Industrial. “Água é fundamental em todo empreendimento. Se falta agora, imagina como será com tantas outras empresas aqui”, afirmou o presidente da Câmara, que assegurou que irá entrar em contato com a Corsan para solucionar o problema.