Vereadores comemoram aumento do teto da oncologia: “É uma vitória para a cidade e para a região.”

O anúncio do Ministério da Saúde, no final desta terça-feira (12), em que foi confirmada a elevação do teto do serviço regional da oncologia em Cachoeira do Sul, foi comemorado pelos 15 vereadores da Câmara.  “Em março deste ano, tão logo soubemos do rombo no setor ficamos muito preocupados e buscamos esclarecimentos, procurando a diretora municipal da Saúde. Dois meses depois, em reunião com o prefeito, um grupo de vereadores apresentou sugestões para evitar que o atendimento às pessoas com câncer tivesse prejuízo, inclusive chamando os onze prefeitos da região que utilizam o serviço para reavaliar em conjunto algumas medidas”, lembrou o presidente do Legislativo, vereador Paulão Trevisan.

Verificada a necessidade urgente da elevação o teto do serviço de oncologia, tendo em vista que o gasto mensal é de R$ 370 mil e o repasse federal é de apenas R$ 131 mil, a Câmara, através da articulação de diversos vereadores e do apoio do deputado federal José Otávio Germano à causa, conseguiu agenda com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para tratar sobre o tema. “O deputado foi muito parceiro nessa luta e não sossegou enquanto não conseguiu data certa para a reunião”, destacou Paulão.

Em 5 de setembro deste ano, os vereadores Paulão Trevisan (PDT), Dr. Carlos Alberto (PP), Igor Noronha (PMDB) e Felipe Franja (PMDB), acompanhados do prefeito Sérgio Ghignatii, do Secretário Municipal da Saúde, Roger Gomes da Rosa, e do diretor do HCB, Luciano Morschel, foram à Brasília para buscar, junto ao ministro Ricardo Barros, um maior repasse federal ao serviço. No encontro, os representantes de Cachoeira apresentaram relatório demostrando a necessidade do aumento do teto para manter o serviço da oncologia na região.

“Foram três meses de espera, em que continuamos lutando e buscando garantir essa resposta que, felizmente, veio da melhor forma. É uma vitória para a cidade e para a região, que depende de Cachoeira para o serviço de oncologia pelo SUS”, comemorou o presidente da Câmara de Vereadores.