Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2017 / Câmara nas Escolas: estudantes da Escola Maria Pacicco aprendem sobre atuação do Legislativo

Na noite desta quinta-feira (11), foi realizada a primeira edição do projeto Câmara nas Escolas deste ano. A atividade, que busca aprimorar o conhecimento dos estudantes de Cachoeira do Sul sobre a atuação do Legislativo Municipal, foi promovida na Escola Municipal Maria Pacicco, no Bairro Bom Retiro, para alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Além do presidente da Câmara, presidente Paulão Trevisan (PDT), e do diretor geral do Legislativo, Roger Zahn, também estiveram presentes os vereadores Igor Noronha (PMDB), Telda Assis (PT) e Dr. Carlos Alberto e a diretora da escola Nadia Leipnitz.

O evento teve início com a visualização do vídeo institucional do Legislativo cachoeirense, que relata a história da Câmara de Vereadores, seu funcionamento e suas funções. Na sequência, o diretor da Casa, Roger Zahn, explicou sobre a separação dos poderes, apresentou algumas noções de direito municipal, especificou as funções administrativa, legislativa, fiscalizadora e julgadora do Legislativo, exemplificou os diversos mecanismos de participação popular da Câmara e falou sobre o processo legislativo. Posteriormente, também foi distribuído o gibi que a Câmara produziu sobre o funcionamento do Legislativo.

Após as explicações, os alunos questionaram os vereadores sobre diversas questões, como procedimentos para reivindicar obras localidade, realização de projetos e ações em prol da escola. Dentre as medidas solicitadas estão o calçamento comunitário, a volta do projeto de teatro nas escolas, retirada de lixão, iluminação de vias e melhorias na escola, como gradeamento do prédio, revitalização da quadra de esportes, troca do piso do pátio onde ocorre o recreio e reforma de banheiro.