Comissão Especial vai acompanhar desenvolvimento da área portuária

Na sessão ordinária desta semana, foi aprovado o requerimento do vereador Felipe Franja (PMDB) que propõe a instauração de uma Comissão Especial na Câmara para acompanhar processos relativos à área do Porto. “O tema é de grande importância para todos nós, tendo em vista a geração de empregos e renda e de desenvolvimento para o nosso município”, frisou o parlamentar.
 
De acordo com o documento, o grupo deverá acompanhar as questões de desmembramento ambiental da área, cessão de parte do terreno para a empresa Granol, transformação do espaço em distrito industrial e readequação da ferrovia para retorno do transporte de cargas.
 
Meta prioritária
 
O Conselho da Cidade, formando por cerca de 40 entidades da cidade, após análise de mais de 200 propostas que compõem o planejamento estratégico da CACISC “A Cachoeira que queremos”, definiu, em decisão em novembro de 2014, que a meta prioritária para a cidade deveria ser a implementação da Hidrovia do Jacuí e o desenvolvimento da área portuária. “Queremos formar um grupo de vereadores de diferentes partidos atuante nesse foco. Assim que definirmos essa composição, vamos buscar, também, o apoio e a parceria das entidades da cidade para fortalecermos essa pauta”, disse Franja.
 
Comissão Especial
 
De acordo com o Art.78, IV do Regimento da Câmara de Vereadores, a Comissão Especial poderá ser formada para examinar assunto considerado pelo Plenário como relevante ou excepcional. O prazo de duração da Comissão Especial será determinado pelo Plenário.