Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2017 / Câmara homenageia os 100 anos da Cacisc.

Câmara homenageia os 100 anos da Cacisc.

Na noite desta terça-feira (31), a Câmara de Vereadores realizou sessão solene alusiva ao centenário de fundação da Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul (Cacisc). A solenidade contou com a presença do presidente da entidade, Paulo Alex Falcão, do prefeito Sérgio Ghignatti, do Comandante da Guarnição Federal e 3º Batlhão de Engenharia de Combate, Cel. Guilherme Stagi Hossmann, entre outras lideranças da cidade.

O propositor da homenagem, vereador Azevedo da Susepe (PPS), destacou o histórico da Cacisc e o seu crescimento em representatividade ao longo dos 100 anos. “Essa homenagem se fez necessária tão logo ficamos sabendo que a Cacisc, que vem realizando um relevante trabalho na representação das entidades e lutando por nossa Cachoeira, completaria 100 anos. A Cacisc é parceira dessa Casa Legislativa em todas as lutas que aqui levantamos. Por tudo isso, é uma honra para essa Casa homenagear essa entidade, agora centenária”.

O presidente da Cacisc, Paulo Alex Falcão, agradeceu o reconhecimento prestado pelo Legislativo e falou sobre o início dos trabalhos desenvolvido pela entidade. “A Cacisc iniciou como uma pequena associação de comércio de Cachoeira do Sul e foi se transformando, conforme a visão dos empresários que lideravam a instituição. Nossa trajetória foi construída com muito trabalho, dedicação, debates e construção de grandes parcerias. Parcerias também com o Poder Público para o trabalho de ações para proporcionar o bem estar da comunidade e oportunizar o desenvolvimento econômico dos setores produtivo e empresarial do município e da região”.

Na sequência, Falcão destacou algumas das lutas empreendidas pela entidade. “Em 100 anos a Cacisc foi uma escola de líderes, talvez essa seja seu maior legado para a comunidade. Esteve presente em mobilizações pelo crescimento do HCB, para tornar Cachoeira do Sul um polo de ensino superior, nos debates pela geração de emprego, nas ações pelo desenvolvimento de um polo tecnológico para o campo e para a fábrica, na busca pela melhoria nos serviços de energia elétrica à internet, de estradas a transporte, de gestão do lixo a segurança pública, na luta contra extinção de repartições públicas que subtrairiam a liderança regional da Cachoeira do Sul, na construção de um planejamento estratégico para os próximos 30 anos, na organização de um fórum para debater o momento do município, um catalisador para as grandes aflições e os desejos da comunidade”.

Por fim, o presidente da entidade homenageada falou sobre o que espera para futuro da Cacisc e de Cachoeira do Sul. “Para os próximos 100 anos, esperamos que tenhamos hombridade, que tenhamos coragem, tenhamos equilíbrio para continuar desenvolvendo aquilo que identificamos como interesse da sociedade cachoeirense. Precisamos de grandes lutas marcadas por homens e mulheres que, completando-se pela inteligência individual de cada um, consigamos superar as dificuldades, como vieram fazendo até o momento e, assim, possamos comemorar o sucesso de todos e que, possivelmente, será também o sucesso do setor produtivo e empresarial, o sucesso da sociedade e de Cachoeira do Sul”, finalizou.

Presenças

Além dos vereadores, prestigiaram a solenidade os secretários municipais de Administração, Marco Aurélio Silveira; de Educação e Meio Ambiente, Ana Margareth Vivian Machado; o presidente do Sindilojas, Jaucílio Lopes; o diretor da Ulbra/Cachoeira do Sul, Rogério Brandt; o presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas de Cachoeira do Sul, Ivo Poetter; a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Jane Bulsing dos Santos; o diretor da Indústria Agropertences, Moacir Marzari; o presidente do SIMCO (Sindicato das Indústrias do Mobiliário, Construção e Olarias), Cláudio Vieira; o presidente do Sinmetel (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico), Adriano Cauduro; o proprietário da Valdô Serigrafia, Valmiro Ribeiro Filho e o coordenador do Sine/FGTAS de Cachoeira do Sul, Júlio Lopes. Também estiveram presentes na homenagem ex-presidentes da Cacisc.