Transporte Escolar: Paulão busca alternativa para estudantes de Coxilha Bonita

O vereador Paulão Trevisan (PDT) esteve, nesta segunda-feira (13), na 24ª Coordenaria Regional de Educação buscando viabilizar o transporte de oito estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino que residem na localidade de Coxilha Bonita. Paulão explicou à coordenadora Julieta Prestes que os alunos têm de percorrer um trecho de cerca de quatro quilômetros de sua residência até a barca de São Lourenço, onde então embarcam no transporte escolar até a Escola Vital Brasil. “É um trecho pequeno para as empresas de transporte obterem lucro e por isso não há interessados no trajeto. Por outro lado, é um trecho extenso para esses jovens percorrem diariamente duas vezes ao dia, principalmente em dias de chuva. Essa situação pode desanimá-los a  ir às aulas ou acabar migrando para o meio urbano. O que queremos é proporcionar educação aos jovens do meio rural, mantendo-os no campo”, destacou o vereador.

Segundo a coordenadora, o problema poderia ser solucionado se o Município se habilitasse ao Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (PEATE). Com a adesão, o Município receberia anualmente R$ 1,47 milhão e se assumiria o transporte dos cerca de 600 alunos da rede estadual em Cachoeira do Sul. “Cachoeira já participou do PEATE, mas atualmente há uma resistência em razão de um possível atraso no repasse, mas o Estado está com esses valores em dia”, garantiu Julieta.

Para viabilizar a adesão do Município ao PEATE, Paulão fará a interlocução entre Secretaria Municipal de Educação e Coordenaria de Educação. “Queremos resolver o mais breve possível, para não prejudicar os alunos no ano letivo”, disse.