Esporte: Vereador Gilmar Dutra defende incentivo a modalidades femininas

O vereador Gilmar Dutra (PRB) apresentou, na sessão ordinária desta segunda-feira (23), uma indicação ao Executivo, requerendo o cumprimento da Lei Municipal nº 3925/2010, que reserva 20% dos recursos de incentivo às práticas desportivas para as modalidades femininas. “Todos nós sabemos os inúmeros benefícios que a prática desportiva proporciona, como o desenvolvimento saudável do praticante e o afastamento de problemas sociais, de drogas e da criminalidade, por exemplo. Porém, infelizmente, os grupos femininos, das mais diferentes modalidades, têm recebido pouco apoio do Poder Público”, lamentou o vereador.

Para Gilmar, a falta de incentivos ao acesso das mulheres aos esportes promove desigualdade de gênero. “O cenário do esporte para as mulheres ainda é muito fraco no Brasil. Mas a cada ano o número de atletas mulheres vem aumentando no país, da mesma forma que sua participação em competições. Se antes jogar bola era coisa de menino, hoje vemos várias brasileiras se destacando no futebol e isso desperta o interesse das meninas para esse esporte. Da mesma forma, assistimos ao aumento do número de mulheres no basquete, handebol e atletismo, entre outros. O Poder Público deve estar atento a isso, pois a forma como vai investir nessas modalidades pode determinar o futuro dessas jovens no esporte”, destacou o parlamentar.