Vereadores chamam lideranças para grande ato pela duplicação da BR 290.

A vereadora Telda Assis (PT) e os vereadores Noeli Castelo (PSB) e Gilmar Dutra (PRB), membros da FrenteParlamentar Pró-Duplicação da BR 290, estiveram na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (30), para divulgar o grande ato pela duplicação da rodovia, que será realizado no dia 9 de novembro. Na oportunidade, os parlamentares realizaram a entrega do convite para o evento ao superintendente geral da AL, Claudio Tatsch, representando o presidente Marlon Santos, entre outras autoridades.

O evento

O grande ato pró-duplicação da BR 290 será realizado no dia 9 de novembro, a partir das 11 horas, na própria rodovia, no trecho que abrange a Vila Piquiri. O evento deverá reunir lideranças de toda a região, bem como deputados estaduais e federais, para pressionar a retomada da obra.

A Frente

Além de Telda, Castelo e Gilmar, também integram a Frente Parlamentar os vereadores Azevedo da Susepe (PPS) e Igor Noronha (MDB).

A obra

O projeto envolve a duplicação de 115,7 quilômetros. Extensa, a BR 290 tem mais de 700 quilômetros e atravessa o Rio Grande do Sul de Leste a Oeste - do Litoral até Uruguaiana.

A BR 290 é uma rodovia fundamental para o fluxo de turistas e mercadorias e para a ligação com outros países. Os demais membros do Mercosul já duplicaram seus trechos, faltando apenas a parte brasileira.

Atualmente, o limite da estrada é de 11 mil veículos, mas circulam mais de 21 mil diariamente.

Além de prejuízos econômicos, o atrasado na duplicação tem causado o aumento de acidentes. Nos últimos cinco anos foram registrados mais de dois mil acidentes, com 112 mortes e 400 feridos graves.