Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2018 / 30 anos da CF: Câmara traz para Cachoeira deputados federais constituintes.

30 anos da CF: Câmara traz para Cachoeira deputados federais constituintes.

Na próxima terça-feira (13), a Câmara de Vereadores vai trazer para Cachoeira do Sul três deputados federais constituintes de 1988. Ibsen Pinheiro, Luiz Roberto Ponte e Olívio Dutra serão os palestrantes do Seminário “30 anos da Constituição Municipalista e Cidadã”, promovido pela Câmara com o apoio da Ulbra. O evento contará com a mediação do advogado José Cesar Pereira Filho.

Durante o evento, serão distribuídas edições da revista desenvolvida pela Câmara de Vereadores e pelo O Correio Digital sobre vários aspectos das três décadas da Constituição Federal.  “Lembrar os 30 anos da Carta Constitucional que alcançou a autonomia que os municípios têm hoje é um processo de reflexão e, ao mesmo tempo, de entendimento sobre o menor ente federativo desta República chamada Brasil. Com este ensaio, a Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul quer apresentar um pouco do que foi esse movimento no contexto social, político e econômico para o país e para o município”, destacou o presidente da Câmara, vereador Igor Noronha (MDB).

PALESTRANTES

Ibsen Pinheiro
Foi deputado constituinte pelo PMDB e presidente da Câmara Federal. Nesta condição, conduziu, em 1992, o processo de impeachment do ex-presidente e hoje senador Fernando Collor de Melo. Entrou na política em 1976, quando foi eleito vereador de Porto Alegre. Dois anos depois, chegou à Assembleia Legislativa e, em 1982, foi eleito pela primeira vez deputado federal. Ele integra o Conselho Deliberativo do Sport Club Internacional. É jornalista e procurador de Justiça aposentado.

Luiz Roberto Andrade Ponte
Foi secretário estadual de Desenvolvimento Social durante o governo de Germano Rigotto, deputado federal pelo PMDB por dois mandatos: entre 1987 e 1991, como constituinte, e no período de 1991 a 1995, assumindo também como suplente durante a legislatura de 1995 a 1999. De abril a dezembro de 1989 foi designado líder do governo na Câmara de Deputados. Foi ministro chefe do Gabinete Civil da Presidência da República no governo José Sarney, de 21 de dezembro de 1989 a 15 de março de 1990.

Olívio Dutra
Elegeu-se deputado federal constituinte pelo PT em 1986. Em 1988, Olívio Dutra venceu as eleições para a prefeitura de Porto Alegre. Em 1998, foi eleito governador do Rio Grande do Sul. Em 2003, logo após o fim de seu mandato como governador gaúcho, Olívio Dutra foi nomeado Ministro das Cidades.

AGENDA

O Seminário “30 anos da Constituição Cidadã e Municipalista” será realizado na terça-feira, 13 de novembro, às 19h30min, no Salão de Atos da Ulbra (Rua Martinho Lutero, nº 301). O evento é aberto ao público.