Sérgio Cláudio Engel recebe título de Cidadão Benemérito de Cachoeira do Sul.

Na noite desta quarta-feira (05), o maior historiador do futebol amador do Brasil, Sérgio Cláudio Engel, recebeu da Câmara de Vereadores o título honorífico de Cidadão Benemérito de Cachoeira do Sul. A homenagem, proposta pela vereadora Daniela Santos (PDT), é concedida a cachoeirenses que tenham reconhecidamente prestado serviços à comunidade.

Na tribuna, os vereadores relembraram algumas vivências do homenageado e destacaram aspectos de seu trabalho de pesquisa, que o consagrou como o maior historiador do futebol amador do Brasil, título homologado pelo Guinness Book em 2009. Os parlamentares também enalteceram a importância histórica do material que produziu para a preservação de lembranças sobre o futebol amador.

Na sequência, Sérgio Engel falou sobre a pesquisa que lhe concedeu o título de maior historiador do futebol amador do Brasil e sobre alguns resultados colhidos após esse reconhecimento. “Foi a partir de experiências futebolísticas em Cachoeira do Sul e em outros lugares que despertaram em mim a curiosidade a respeito da trajetória esportiva das agremiações surgidas na minha terra e pelo Rio Grande afora. Anos a fio da vida busquei em arquivos particulares e de entidades em bibliotecas e, especialmente, no nosso Arquivo Histórico e Museu Municipal os fatos da história riquíssima do futebol. As pesquisas futebolísticas levaram-me à difusão de seus resultados, sendo procurado pela imprensa e emissoras de rádio, que me permitiram outras experiências fantásticas, fazendo-me, também, guardião de um acervo considerável de publicações, livros, notas informativas, recortes de jornais e revistas, troféus, medalhas e cerca de 140 camisetas de diferentes agremiações esportivas locais”.

Ao final, o homenageado, que se recupera de um problema de saúde, agradeceu ao reconhecimento prestado pelo Legislativo. “Tantas experiências me fazem ver, nesta noite, que depois de mais de 310 dias de terrível angústia, ansiando para voltar a caminhar, pude rememorar capítulos de uma história de 100 anos e me dar conta que tudo na vida não acontece por acaso. Saí de um tempo de imobilidade e de angústia para viver esta noite de reconhecimento e de imensa alegria. Muito obrigado”, finalizou.

Presenças

Além dos vereadores, amigos e familiares do homenageado, prestigiaram a solenidade o secretário Municipal da Administração, Marco Aurélio Silveira; o diretor da Associação de Aposentados e Pensionistas de Cachoeira do Sul, Werner Bittelbrunn; o presidente da Sintergs (Sindicato dos técnicos-científicos no Rio Grande Sul), Nelcir André Varnier; o presidente do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Nathan Athaídes; e de representantes da Secretaria Municipal da Educação, do Rotary Zona Alta e dos Postos Nevoeiro.