Vereador Igor trabalha pela instalação de usina de geração de energia pela queima de casa de arroz em Cachoeira

O vereador Igor Noronha (MDB) esteve, nesta terça-feira (10), em São Sepé para fazer uma visita técnica à Enerbio, usina termelétrica que gera energia a partir da queima de cascas de arroz. O parlamentar vem negociando, desde o início do ano passado, a instalação de uma unidade de usina de geração de energia da empresa em Cachoeira do Sul.

No local, Igor foi recebido pelo gerente administrativo da Enerbio, Thomas Pitelkow, que explicou ao vereador o funcionamento da usina, em suas diferentes etapas. Para instalação de unidade em Cachoeira do Sul, segundo dados informados ao parlamentar, haveria um investimento de R$ 45 milhões, com capacidade de gerar 49 milhões de kW/h/ano, energia suficiente para atender até 100 mil pessoas.

“Cachoeira do Sul, como a Capital Nacional do Arroz, é a cidade própria para esse tipo de investimento. Além da geração de energia, que é fundamental para o desenvolvimento, o emprego da casca do arroz será feita de forma lucrativa e ambientalmente mais adequada, pois, por ser abundante na região, gera um passivo ambiental em razão da demora para se decompor. A cinza resultante da queima também terá um destino correto, sendo utilizada na produção de cal mista ou adubo”, destacou Igor, acrescentando: “Sem mencionarmos, é claro, a questão de geração de empregos, renda e impostos para a cidade”.

Após conhecer a operacionalização da usina e confirmar o interesse da Enerbio em instalar uma unidade em Cachoeira do Sul, o vereador irá se reunir, nos próximos dias, com empresas do ramo arrozeiro da cidade e região, para discutir o fornecimento de insumo. “A ideia é, primeiramente, direcionar a matéria prima para a termelétrica de São Sepé para, assim, organizar o fornecimento do material e agilizar o processo da instalação da unidade em Cachoeira do Sul”, explicou o vereador. .