Sessão solene homenageia os 80 anos da OAB subseção Cachoeira do Sul

A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta quarta-feira (11), sessão solene em homenagem aos 80 anos da OAB subseção Cachoeira do Sul. A solenidade foi proposta pelo presidente do Legislativo, vereador Dr. Carlos Alberto (PP), e aprovada de forma unânime pelo Plenário.

Estiveram presentes na solenidade o Juiz de Direito Daniel Berthold,  representando o Judiciário do RS, a promotora de Justiça Maristela Schneider, o Procurador Geral do Município, Leonel Slomp Gonçalves,  e o chefe de Gabinete da OAB/RS, Júlio Cezar Caspani.

O autor do requerimento que deu origem à homenagem, vereador Dr. Carlos Alberto, destacou em seu discurso o histórico dos cursos de Direito e da profissão do advogado no Brasil. “A OAB é uma entidade que não é só dos advogados, é da comunidade. Muitas vezes se diz que o Judiciário é a última porta que o cidadão bate para buscar seus direitos. Eu digo que a última parte que se bate é a do escritório do advogado. O advogado é psiquiatra, psicólogo, assistente social. Muitas vezes o cliente vai lá e quer se ouvido e nessa conversa resolve sem assunto, sem precisar entrar com processo judicial. O Judiciário é uma consequência do trabalho do advogado”.

O presidente da OAB subseção Cachoeira do Sul, Marcelo Teixeira, falou o significado da homenagem e da data. “Neste dia em que a subseção Cachoeira do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil completa 80 anos de sua fundação, confesso-me feliz, honrado e emocionado. Afinal, são oito décadas e, assim como na obra que marcou os 80 anos da seccional do Rio Grande do Sul peço vênia para citar o que lá está registrado: ‘Oito décadas de incansável dedicação, busca contínua da democracia, da justiça, da liberdade, da cidadania e, especialmente, dos direitos dos advogados e da sociedade, razão de ser e de existir da Ordem’”.

Teixeira finalizou ressaltando a atuação da subseção de Cachoeira do Sul ao longo de suas oito décadas de existência. “A subseção de Cachoeira do Sul da OAB possui assento em vários conselhos municipais. Está atenta aos três Poderes, sem receio, pois o faz em nome de uma sociedade fragilizada. Integramos a Comissão Mista criada em nossa comarca. Mesmo de forma silenciosa, estendemos a mão para várias entidades. E, não são raras as vezes, fruto do que arrecadamos em eventos da advocacia local doamos - alimentos, brinquedos e roupas. Cumprimos o papel da Ordem de defendermos a prerrogativa de cada advogado atingida. Defendemos e falamos, muitas vezes, em nome da sociedade e somos solidários às boas causas da nossa cidade. Somos uma das instituição que é reconhecida como uma das respeitadas do Brasil, que esteve, está e sempre estará resguardando a sociedade. Nós, advogados, somos os profissionais procurados por pessoas que carregam cicatrizes rasgadas na alma, formadas na bigorna de um presente ausente que nunca chega, mas que fere, que machuca, que sangra. E estamos prontos para curar as feridas e restabelecer a harmonia social. A história da subseção da OAB de Cachoeira do Sul continuará”.