Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2019 / Sessão solene marca os 90 anos da agência Banrisul Cachoeira

Sessão solene marca os 90 anos da agência Banrisul Cachoeira

Na noite desta quarta-feira (27), a Câmara de Vereadores realizou sessão solene alusiva aos 90 anos de fundação da agência Banrisul Cachoeira. A unidade foi fundada no dia 25 de fevereiro de 1929.

A solenidade contou com a presença da gerente geral da Agência, Maria Adelina Perez, de demais colaboradores do Banco, do secretário Municipal da Administração, Marco Aurélio Silveira, do Comandante do 3º Batalhão de Engenharia de Combate, Tenente Coronel Bazi, do Comandante do 13º Grupo de Artilharia de Campanha, Tenente Coronel Oliveira Alves, entre outras lideranças da cidade.

O propositor da homenagem, vereador Marcelinho (PP), destacou em seu pronunciamento o histórico de surgimento do Banrisul e sua instalação em Cachoeira do Sul. “Há 90 anos o Banco do Estado do Rio Grande do Sul nascia na nossa. Uma instituição financeira que veio para facilitar a vida dos cachoeirenses, um banco que sempre atuou para fortalecer o comércio, a indústria e a agricultura, financiar a construção civil, agronegócio, apoiar empresas grandes e pequenas de nossa cidade. Através do tempo, o Banrisul vem estabelecendo parceria com empresas e pessoas que tiveram nessa instituição o suporte para que suas energias realizadoras se tornassem realidade”, disse.

A gerente geral da Agência, Maria Adelina Perez, por sua vez, iniciou sua manifestação agradecendo ao reconhecimento e ressaltando sobre o significado da homenagem à instituição prestada pelo Legislativo cachoeirense. “É uma honra para o Banrisul receber essa homenagem em um município, em um Poder e em uma edificação que transpira história. Cachoeira do Sul foi o quinto município fundado no Rio Grande do Sul, assumindo essa condição em 1820, instalando sua Câmara Municipal. Essa, ao longo dos séculos, vem simbolizando a representação popular e em nome da qual se exerce a democracia. A atual sede dessa Casa democrática honra o nome de um cachoeirense e gaúcho ilustre, o João Neves da Fontoura, que na múltipla condição de advogado, político, diplomata, jornalista e escritor tão alto elevou  o nome da cidade, do Estado e do país. Frente a símbolo de tamanha importância e grandeza com que Cachoeira do Sul nos tem brindado com esta homenagem no Palácio Legislativo João Neves da Fontoura se reverte de imenso significado para o Banrisul quando sua agência local completa 90 anos de existência".

Na sequência, a gerente geral falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Banrisul e sua consolidação no mercado.  “O Banrisul testemunhou em suas nove décadas uma série de acontecimentos, iniciados nos meses seguintes de sua criação, como a crise de 1929, que se estendeu pelas décadas seguintes, instabilidades internas, a Segunda Guerra Mundial e oito troca de moedas circulantes no Brasil. Os anos seguintes foram de expansão no interior do Estado e afirmação do Banco como agente de desenvolvimento estadual , financiando a produção agrícola, pecuária e expandindo a sua atuação para indústria, comércio e serviços. Desde então, o Banrisul vem ampliando a sua atuação e vem sendo reconhecido por organizações nacionais e internacionais como uma das principais instituições financeiras do Brasil”.