Câmara destaca 90 anos do João Neves em sessão solene

Na noite desta quinta-feira (11), a Câmara de Vereadores realizou sessão solene para homenagear os 90 anos de fundação do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura. A solenidade contou a presença de professores, funcionários e estudantes da instituição, além de representantes de diversas entidades do município.

Antes do início dos pronunciamentos, o coral do Instituto fez uma apresentação musical. O grupo contou duas músicas, envolvendo o público presente.

Na sequência, a autora do requerimento que deu origem à homenagem, vereador Telda Assis (PT), relatou alguns fatos históricos ligados à instituição e destacou a sua importância para a cidade e região. “Hoje, o João Neves completa 90 anos de história, sempre mantendo a sua filosofia de educar para transformar. O Instituto tem, em sua história, a formação de muitas pessoas, que hoje são profissionais competentes, atuantes em diversos pontos do nosso país. Atualmente, tem 1070 alunos matriculados nas diversas modalidades de ensino, sendo a única escola da 24ª região que forma professores”.

A diretora do Instituto de Educação, Jaqueline Somavilla, ressaltou, em seu discurso, a grande procura por vagas na escola. “A filosofia do João Neves é educar para transformar. Primamos por esse lema e por construir a cada dia uma história diferenciada. Por esse motivo, todos os dias eu sou procurada por vagas na escola. Infelizmente, não é possível atender a todos. Sempre há procura de vagas e nós não temos como comportar. Isso, para nós, mostra um resultado muito positivo, porque significa que estamos no caminho certo”.

A diretora encerrou seu pronunciamento agradecendo a homenagem promovida pelo Legislativo e aos que ajudaram a construir as nove décadas do Instituto. “Meu muito obrigada a todos que fazem parte dessa história, ontem, hoje e sempre. Em especial, àqueles que, a cada dia, demonstram seu apreço e ajudam a realizar a construir uma escola de qualidade. Todos somos importantes e deixamos nossa marca nas pessoas com que convivemos. É muito importante quando as pessoas lembram e valorizam o nosso trabalho. Obrigada a todos, com muito carinho”, finalizou.

Presenças

Participaram da solenidade, a Secretária Municipal de Planejamento, Rosimery Michels Arreal, e representantes da 24ª CRE, Sindilojas, da Rádio Cachoeira, da Casa da Amizade, da Liga Feminina de Combate ao Câncer, do Corpo de Bombeiros de Cachoeira d Sul e da 13º GAC.