Figueiró recebeu convite para organizar Projeto Câmara Estudantil

Nesta semana o Vereador Marcelo Figueiró esteve em reunião com o novo Presidente da Câmara, Carlos Alberto Moraes. No encontro o Presidente convidou Figueiró para que coordenasse o programa Câmara Estudantil, que não foi realizado nos últimos três anos. O projeto, visa simular o funcionamento da Câmara de Vereadores, com estudantes, e faz parte da programação para o parlamento para o ano, que deverá ter ainda edições do Fala Comunidade e Fala Interior. 
 
 
Explicando o Câmara Estudantil
Conforme Figueiró, o Câmara Estudantil foi criado por seu irmão Luciano Figueiró, em 2004, quando este era presidente do legislativo municipal. A ação visa escolher um estudante por escola para simular a função de vereador, durante algumas semanas. Estes participarão de um curso preparatório,  sessões plenárias, apresentação de proposições e elaboração de projetos. Os estudantes podem inclusive aprovar legislações neste período, para posteriormente serem submetidas ao crivo dos vereadores eleitos. 
 
Incentivando a qualidade parlamentar
Para Marcelo Figueiró o Câmara Estudantil é muito importante, pois: "A atividade apresenta aos nossos jovens o dia a dia da Câmara Municipal e sua importância para a cidade. Através do programa  podemos incentivar, desde cedo, que estudantes se interessem pelo parlamento, concorram e possam vir a ser vereadores, qualificando os futuros legislativos. É uma honra poder colaborar com este processo, através do convite do presidente".
 
Agenda Legislativa Estudantil
Figueiró salienta que começando o ano letivo ele deverá visitar as escolas da cidade, convidando-as a para participar do Câmara Estudantil. Os educandários terão a possibilidade de indicar nomes de jovens vereadores até o final de março. Nas primeiras semanas do mês de abril acontecerá um curso para estudantes, de como funciona a vida legislativa. A partir do meio do mês haverá a posse, eleição da mesa diretora simulada e sessões plenárias. 
 
Fortalecendo Projeto de Resolução
O Convite do Presidente da Câmara, Vereador Carlos Alberto, ao Vereador Marcelo Figueiró, para que esse organize o Câmara Estudantil,vem em encontro a Projeto de Resolução apresentado por Figueiró no último ano. Nele Marcelo propôs que os eventos de participação popular da Câmara possam ser solicitados e desenvolvidos por qualquer vereador, desafogando o trabalho da mesa diretora. "Este convite é uma comprovação que o PR que apresentei será benéfico para Câmara, regulamentando uma necessidade que é liberar eventos da Câmara para que os próprios vereadores os desenvolvam", salienta Figueiró. O seu PR deverá ser desarquivado na primeira sessão legislativa do ano para ser avaliado pelo plenário.