Sessão Solene destaca os 90 anos do Colégio Marista Roque

Câmara de Vereadores realizou, na noite desta terça-feira (25), sessão solene em homenagem aos 90 anos de fundação do Colégio Marista Roque em Cachoeira do Sul. A solenidade contou com a presença de diversas lideranças da cidade, professores e ex-professores, alunos e ex-alunos do Colégio.

Em seu pronunciamento, o propositor da homenagem, vereador Azevedo da Susepe (Cidadania), destacou a presença da instituição em Cachoeira do Sul, desde a sua fundação em 21 de janeiro de 1929. “Comemoramos nove décadas de atuação, chegando ao ano de 2019 com a marca de 100 educadores e mais de 800 estudantes. Olhamos com orgulho os inúmeros homens e mulheres de bem, de caráter, competentes e responsáveis, com princípios de dignidade que tiveram a oportunidade de estudar neste colégio, e que agora engrandecem os quadros de profissionais nas mais diversas áreas da atividade humana, não apenas em Cachoeira do Sul, mas no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo a fora. São 90 anos de uma história marcada pela tradição educativa marista, concebendo a educação como obra alicerçada no amor, na formação integral, inovação e na harmonia entre fé, ciência, cultura e vida”, disse, finalizando: “A todos os professores e funcionários que, de alguma maneira, deixaram sua marca e seus ensinamentos a milhares de alunos que passaram pelo colégio, nosso sinceros agradecimentos. Parabéns Roque, que continue educando seus alunos não só para o vestibular e para o Enem, mas para a vida”.

O diretor do Colégio Marista Roque, Davi Hatsek, iniciou sua manifestação, reconhecendo a importância de cada um que participou da construção dos 90 anos da instituição.  “Saber agradecer pelo passado, tirar lições de vida, estar atento aos desafios do presente para abrir caminhos com sabedoria e coragem. É com esse entendimento que estamos aqui para comemorar com cada um que faz parte dessa experiência tão bonita que é o Marista Roque. Ao celebrar os 90 anos do Colégio Marista Roque agradecemos pelo passado construído, por todas as pessoas que por lá passaram e por todos que em 2019 estão fazendo história, nossos educadores e principalmente os nossos estudantes”.

Na sequência, o diretor falou sobre o papel do Colégio nos dias atuais. “Considerando o mundo de hoje, marcado pelo dinamismo nas relações sociais, pela circulação de informações e produção de saberes e subjetividades, reafirmamos nosso compromisso como educadores maristas, com uma proposta educativa voltada para promover atitudes fortemente ancoradas por valores humanos e éticos, conduzindo estudantes à descoberta do sentido da vida e ao processo formador de valores, culturas, saberes e conhecimento. Como dizia São Marcelinho Champagnat ‘A educação é um ato de amor’. Assim, nós maristas, procuramos nos imbuir do espírito do nosso fundador, revivê-lo a fim de perpetuá-lo em nosso meio e missão que ele nos deixou”, concluiu.

Presença

Também prestigiaram a solenidade o secretário Municipal da Administração, Marco Aurélio Silveira; o coordenador administrativo da Gerência Educacional da Província Marista Sul-Amazônia, Ernani Aranalde Neto; o coordenador dos Serviços Centrais da Rede Marista, Vagner Bertelli; o presidente da Associação de Pais e Mestres do Colégio Marista Roque, Mateus Machado; o presidente da Liga Estudantil Gonçalvense, Eliel Paz; e representantes da 24ª CRE, Liga Feminina de Combate ao Câncer, OAB/Subseção Cachoeira do Sul, Guarnição Federal, Rotary Club Arrozais, Sindilojas e Rádio Cachoeira.