Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2019 / PL de Gilmar cria a Semana de Orientação e Combate a Diabetes

PL de Gilmar cria a Semana de Orientação e Combate a Diabetes

O vereador Gilmar Dutra (PRB) apresentou, na última sessão, o PL 97/2019, que institui em Cachoeira do Sul a “Semana de Orientação e Combate a Diabetes”, a ser realizada anualmente, na segunda semana do mês de novembro. De acordo com a proposta, a Semana de Orientação e Combate a Diabetes tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da orientação, prevenção e controle da doença e demais doenças correlatas, visando a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e alertar a sociedade acerca deste problema de saúde pública.

“De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, o número de pessoas com os diabetes tipo 1 e 2 subiu 61,8% na última década. O público mais afetado são as mulheres - 1 em cada 10 estão diagnosticadas com a doença. Maiores índices de sedentarismo e de obesidade fazem delas as principais vítimas do diabetes”, justificou o proponente.

Segundo o PL, durante a Semana Municipal de Prevenção e Combate a Diabete, poderão ser realizados debates, palestras, campanhas educativas, entre outras iniciativas que visam atingir seus objetivos. Para a consecução dos objetivos dessa semana, o Poder Executivo poderá celebrar convênios com órgãos Públicos Federais e Estaduais, e com entidades da sociedade civil, visando à elaboração de projetos de ação social.