Última audiência pública sobre PL que institui estacionamento rotativo pago marcada por posições contrárias

Na noite de sexta-feira (11), foi realizada a segunda audiência pública para discutir o PL 71/2019, que instituiu o estacionamento rotativo pago, denominado Área Azul, em Cachoeira do Sul. Assim como nas audiências anteriores, o debate foi marcado por posições divergentes. Nesse ano, essa foi a terceira audiência pública sobre o tema, sendo a anterior na última quarta-feira (9) e a primeira em agosto deste ano, com a discussão do então PL 45/2019. Como a matéria foi retirada pelo Executivo para apresentação de novo projeto, as audiências previstas na época foram canceladas, sendo reiniciadas as discussões na última semana.

O PL 71/2019, que tramita em regime de urgência por solicitação de seu autor, o Executivo, deve ser votado na sessão ordinária desta segunda (14). Como o prazo de 45 dias para apreciação esgotou na última semana, todas as demais deliberações legislativas estão sobrestadas até a sua votação.

O primeiro a se manifestar, o empresário Leandro Cruz, que havia participado da audiência de quarta-feira, voltou para reforçar seu posicionamento favorável ao projeto, acrescentando dados sobre o estacionamento rotativo de Santa Cruz do Sul. “É um exemplo muito legal a ser seguido”, destacou, complementando: “Vocês não têm ideia de como é difícil manter uma empresa, conquistar um cliente  perder a venda porque ele não consegue lugar para estacionar”.

Na sequência, Rodrigo Machado Rodrigues também lembrou exemplos de outras cidades. “A mobilidade urbana de Santa Cruz do Sul evoluiu muito com o estacionamento rotativo. Está na passando da hora de pensarmos sobre isso”.

Por sua vez, Rodrigo Brendler, que também participou da audiência de quarta-feira, ratificou sua defesa de mudanças na proposta. “Esse projeto não deve ser aprovado nessas condições. Analisando o PL, observamos falhas graves, como a falta de um estudo técnico. Além disso, citaram várias cidades, sem considerar que cada uma tem suas peculiaridades, como o fato das ruas de Santa Cruz do Sul serem largas e as de Cachoeira, em sua maioria, serem estreitas”, afirmou.

Vereadores presentes

O último debate realizado contou com a presença dos vereadores Marcelinho (PP), Luiz Zimmer (PSB), Valdocir Marques (PTB), Jeremias Madeira (PDT), Carlos Alberto (PP), Marcelo Figueiró (MDB), Luis Paixão (PP) e Pedro Jarrão (PDT).