Câmara Debates abordou influenciadores digitais

A Câmara de Vereadores, em parceria com o Colégio Ulbra São Pedro, realizou, nesta quarta-feira (02), a segunda edição do projeto Câmara Debates deste ano. Desta vez, a temática foi a produção de influenciadores digitais em Cachoeira do Sul. O debate foi promovido junto aos alunos do 8º e 9º ano do colégio.

Participaram do evento os criadores de conteúdo digital Vinícius Severo, repórter do JP, assessor de imprensa e escritor, Magaiver Dias, repórter do A Notícia, Max Rosa, consultor de marketing da GVC FM, e Lena Caetano e Gabriela Belo Meller, repórteres da TV Novo Tempo. Também prestigiaram o evento a diretora do Colégio São Pedro, Fabiana Bulsing, e os vereadores Marcelo Figueiró (MDB), autor do requerimento que deu origem ao debate, e Telda Assis (PT).

A diretora do colégio iniciou o encontro agradecendo à Câmara pela realização do evento na instituição. “Valorizamos muito o conhecimento tanto dentro da sala de aula, como fora dela, através da experiência de profissionais das mais diferentes áreas”.

Na sequência, as repórteres da TV Novo Tempo, Lena Caetano e Gabriela Belo Meller, ressaltaram a preocupação que a equipe do canal possui com o impacto das informações divulgadas no telejornal e disponibilizadas na internet. “Fazemos um monitoramento das notícias mais acessadas e os dados nos mostram que as que possuem maior número de visualização são as que envolvem temas como violência. Verificamos, também, que há um número muito grande de comentários só em função da manchete, sem conhecimento do que há, de fato, no texto ou no vídeo da notícia”, disse Lena.

As jornalistas da TV também destacaram o jornalismo colaborativo que é realizado pelo canal. “Estamos sempre atentos às redes sociais. Muitas vezes, aproveitamos o que vídeos que nos mandam ou ideias de pautas enviadas por esse meio”, afirmou Gabriela.

O jornalista do A Notícia, Magaiver Dias, por sua vez, lembrou o início de sua trajetória nas redes sociais com conteúdo de humor. “No início dá muito medo de postar os vídeos, pois não temos ideia de como vai ser recebido, o que nossos amigos vão achar. Mas, com o tempo, vamos nos aprimorando”, falou Magaiver, incentivando os estudantes a promoverem conteúdo nas redes sociais.

O consultor de marketing da GVC, Max Rosa, que também atua como influenciador digital de diversas lojas em Cachoeira do Sul, buscou definir a atividade, que está em alta no mercado. “Pra mim, ser digital influencer é criar conteúdos e relatar os produtos que utiliza ou consome nas redes sociais”.

O último convidado a se pronunciar, o jornalista e escritor Vinícius Severo, refletiu sobre a repercussão que as postagens nas redes sociais podem ter. “A internet tem o poder fantástico de aproximar as pessoas. O mercado está antenado nisso e já tem muita gente passando sua mensagem ganhando dinheiro com isso”, ressaltou.

Ao final, os estudantes questionaram os criadores de conteúdo digital sobre formas de lidar com as críticas, diferentes temáticas abordadas e como ingressar no meio digital. “Foi um evento muito bom, em que reunimos influenciadores digitais que são de Cachoeira do Sul para falar com os jovens sobre essa atividade e outros importantes temas relacionados, os quais são de grande relevância nos dias de hoje”, finalizou Figueiró.