Secretário de Saúde presta conta dos valores do Legislativo para combate à Covid-19

Na reunião realizada na Comissão de Saúde, nesta quinta-feira (25), o Secretário Municipal de Saúde, Roger Gomes da Rosa, detalhou em que ações foram investidos os valores destinados pela Câmara ao Executivo, por meio de emendas impositivas e antecipações de recursos orçamentários.

Devoluções

Segundo o Secretário, dos R$ 550 mil enviados pelo Legislativo através da devoluções de parte do duodécimo até maio, R$ 400 mil foram aplicados pagamento da triagem ao HCB, sendo R$ 200 mil no mês de abril e R$ 200 no mês de maio, havendo um saldo de recursos de R$ 150 mil. Os R$ 150 mil transferidos pela Câmara nesta semana não estão contabilizados nesta prestação de contas.

Ao todo, o Legislativo já destinou ao Executivo para enfrentamento à Covid-19 R$ 700 mil, sendo R$ 250 mil encaminhados em março, R$ 150 mil em abril, R$ 150 em maio e R$ 150 mil nesta semana. O valor está R$ 100 mil acima do acordado com o prefeito em março deste ano, início dos casos da pandemia no país. Este valor a maior foi acordado com o prefeito e secretário municipal da Saúde para ser utilizado exclusivamente para aquisição de testes a serem realizados em casos suspeitos de terem contraído a Covid-19, conforme a estratégia do sistema de saúde de controle de contágio.

Emendas impositivas

Quanto às emendas impositivas para o enfrentamento da Covid-19, do valor total empenhado de R$ 1.097.055,46, R$ 560.010,13 foram para contratação do centro de triagem, R$ 500.195,33 para contratação de equipe médica para reforço na APS/Covid-19, e R$ 36.850,00 para compra de materiais para barreiras sanitárias. O saldo orçamentário das emendas impositivas da Câmara de Vereadores é de R$ 428.269,46.