Câmara disponibiliza recursos de emendas impositivas para enfrentamento ao coronavírus

Em razão dos aumentos de casos do novo coronavírus no Estado, a Câmara de Vereadores encaminhou ofício ao prefeito Sérgio Ghignatti, na manhã desta segunda-feira (23), autorizando o Executivo a promover o remanejo dos valores das emendas impositivas destinadas a ações e serviços de saúde para o combate ao Covid-19.

“Estamos redirecionando todos nossos esforços e recursos para enfrentar essa pandemia, para que, assim que houver casos confirmados em nosso município, haja a estrutura necessária para o atendimento”, destacou o presidente do Legislativo, vereador Azevedo da Susepe (CDD).

Além dos valores referentes às emendas impositivas, a Câmara se comprometeu, na última semana, a fazer a devolução de R$ 600 mil, que seriam utilizados para construção do prédio anexo ao Palácio Legislativo e outras despesas administrativas, para auxiliar no combate ao vírus. R$ 250 mil serão encaminhados nesta semana e os R$ 350 mil remanescentes em três parcelas mensais, após o Legislativo receber o valor do duodécimo.

“A principal preocupação nesse momento, em Cachoeira do Sul, é a quantidade de respiradores para atendimento. A Covid-19 causa dificuldade para respirar, por isso pessoas contagiadas podem precisar de internação e passam a respirar com a ajuda de aparelhos”, acrescentou Azevedo.

Segundo o superintendente do HCB, Luciano Morschel, Cachoeira do Sul possui hoje 23 respiradores para atender pacientes com síndromes respiratórias graves. Desses, uma média de 19 já são utilizados de forma simultânea nas unidades de terapia intensiva do hospital, restando, pois, poucas unidades para atendimento de pacientes infectados pelo coronavírus.

“Segundo nos foi informado, cada respirador custa em média R$ 50 mil. A previsão é que, com o auxílio dos recursos do Legislativo, sejam adquiridos 27 equipamentos novos para Cachoeira, além de contratação de profissionais da saúde”, afirmou o presidente da Câmara.

Respiradores

Os respiradores são equipamentos médicos que ajudam as pessoas a respirar quando o sistema respiratório apresenta dificuldades de funcionar plenamente, como acontece com as pessoas que contraem a Covid-19 e apresentam quadros clínicos graves. O aparelho leva o ar por um tubo na traqueia dos pacientes para os pulmões. Sem esse procedimento, os pacientes podem morrer.

Emendas impositivas

Segundo o Ofício 192/2020 do Gabinete da Presidência da Câmara, 13 dos 15 vereadores autorizaram o remanejo de 100% dos valores das emendas impositivas destinadas a ações e serviços públicos de saúde para ações contra o Covid-19. Cada vereador possui cerca de R$ 80 mil para destinar, por meio de emendas impositivas, para a área da saúde.

O vereador Carlos Alberto autorizou a redução de 50% do valor de sua emenda impositiva destinada a cirurgias eletivas de traumatologia. O vereador Luis Paixão permitiu a redução de suas emendas impositivas destinadas a cirurgia eletiva de traumatologia (R$ 10 mil) e para consultas e exames (R$ 23.210,58) para serem utilizados no combate ao coronavírus.