Comissão de Saúde realiza campanha de prevenção ao câncer de mama

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, formada pelos vereadores Jeremias Madeira (PL), Luís Paixão (PP) e Magaiver Dias (PSDB) realizará durante o mês de outubro diversas ações alusivas ao Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama.

Conforme o presidente da comissão, vereador Magaiver, o objetivo da campanha é conscientizar a comunidade cachoeirense através de ações de luta e prevenção do câncer de mama. “Atualmente o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, ficando atrás somente do câncer de pele. No mundo, são 1,38 milhões de casos e mais de 458 mil mortes por ano. Por isso a importância desta campanha de conscientização”, destacou o vereador.

Uma das ações será a confecção de folders com informações relativas à doença e com detalhes de como realizar o autoexame, também serão distribuídas fitas rosa juntamente com o material de conscientização. Este material será distribuído pela Câmara e pela Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Saiba mais: Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

No Brasil, em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu o Mês de conscientização sobre o câncer de mama – outubro rosa, período em que devem ser desenvolvidas atividades de prevenção contra o câncer de mama.