Câmara lança novo site institucional

A Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul lançou nesta sexta-feira,18, o seu novo site institucional (https://www.cachoeiradosul.rs.leg.br/). A ferramenta foi desenvolvida gratuitamente pelo Portal Modelo Interlegis (Senado Federal), com objetivo de facilitar a navegação e acesso as informações e serviços mais importantes.

A página prioriza a transparência com informações sobre a estrutura organizacional da Casa, história, regimento interno, processo legislativo, notícias, consulta as leis municipais e projetos de lei, biografia e histórico de cada parlamentar.

A seção Transparência inclui dados de recursos humanos, parlamentares e gabinetes, atos administrativos, controle e fiscalização do Executivo, Diário Oficial da Câmara, entre outros.

Na aba da Participação Popular, são apresentados resumos dos projetos “Tribuna Popular”, “Câmara Estudantil”, “Urna do Povo”, “Iniciativa Popular”, “Conselho da Cidade”, “Fala Comunidade – Fala Interior” e Ouvidoria. As notícias também são destaques e exibem botões de compartilhamento nas redes sociais.

O banco de dados do portal está em processo de migração, portanto na etapa inicial de ajustes e implementação.  As informações armazenadas na antiga página ainda estão sendo passadas para a nova.

Site hackeado – No primeiro semestre de 2020, a Procergs informou à Câmara de Cachoeira do Sul que deveria tomar providências, pois fora constatada a mineração de criptomoedas na página do Legislativo Municipal. Durante o ano, foram realizadas diversas “limpezas” na estrutura eliminando os scripts maliciosos e alterações de senhas do portal.

No início de 2021, após as melhorias, a Câmara recebeu novamente a notificação de mineração de criptomoedas na página. Por esta razão, em abril do mesmo ano, a página oficial foi retirada do ar, permanecendo parcialmente  somente os links de transparência.

No segundo semestre, ao invés de realizar um processo licitatório para contratação de uma empresa desenvolvedora de sites, a Câmara tomou a medida administrativa de implantar o Portal Modelo como sua página eletrônica oficial. A ferramenta é desenvolvida pelo Senado Federal e disponibilizada aos legislativos municipais, por meio de Acordo de Cooperação Técnica.  O Portal Modelo utiliza o domínio “.LEG” e está protegido com todos os níveis de segurança e atualizações do Senado.